EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7020
Tipo: Artigo
Título: 'DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM E AUDITIVO DE CRIANÇAS OUVINTES FILHOS DE PAIS SURDOS: ESTUDO DE DOIS CASOS'
Autor(es): AGOSTINHO, Cintia Denise
Resumo: A estreita relação que existe entre a audição e o desenvolvimento da linguagem no ser humano torna o diagnóstico das causas da deficiência auditiva de extrema importância. A prevenção da perda auditiva na criança é uma forma de proteger e impedir que ela sofra os efeitos provocados pela falta de estimulação auditiva sobre a função da linguagem. A linguagem não se resume apenas na comunicação oral, ela é muito mais ampla, pode ocorrer por meio de um contato de olho, respeito de troca de turno e outros, e a audição é muito importante para que ela ocorra. [OBJETIVO] Descrever o desenvolvimento de linguagem e auditivo de crianças ouvintes, cujos pais apresentam perda auditiva, visando identificar a importância da díade mãe-bebê para o desenvolvimento e comparar com a normalidade. [MÉTODO] Está sendo realizado mensalmente audiometria comportamental, timpanometria e filmagens da díade mãe-bebê. Serão sujeitos deste estudo, duas crianças ouvintes com faixa etária entre um mês e seis meses de vida, cuja uma delas o pai apresenta perda auditiva sensório-neural profunda bilateral e a mãe perda auditiva sensório-neural de 2o grau moderado à direita e de 1o grau severo à esquerda. E a outra o pai e a mãe apresentam perda auditiva sensório-neural profunda bilateral. [RESULTADOS E DISCUSSÕES] Trabalho em andamento, está sendo feita à coleta de dados. [CONSIDERAÇÕES FINAIS] É primordial para a aquisição e o desenvolvimento da palavra, da linguagem, assim como da adaptação social, a criança possuir sistema auditivo anátomo-fisiologicamente funcionante e um mediador dando significado as suas ações.
Palavras-chave: Linguagem
Audição
Pais surdos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7020
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cintia_denise_agostinho.pdf11.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.