EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7017
Tipo: Artigo
Título: AUTISMO:UMA VISÃO PSICANALÍTICA
Autor(es): SILVA, Chiara Ferreira da
SILVA, Valéria Codato Antonio da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, através de uma revisão bibliográfica, caracterizar o autismo e compreendê-lo a partir de uma abordagem psicanalítica freudo-lacaniana. Autismo é um fenômeno patológico caracterizado pelo desligamento da realidade exterior e criação mental de um mundo autônomo. De acordo com tal abordagem, o autista é considerado um puro corpo orgânico, ou seja, não se tornou sujeito, pois não se fez objeto de desejo para o Outro primordial (mãe). Para os psicanalistas de orientação lacaniana, nestes casos, o Outro materno seria incapaz de supor e antecipar um sujeito, de tornar este corpo-carne em sujeito com desejos e representações, impossibilitando, desta forma, a constituição das relações afetivas e do circuito pulsional. Segundo os autores pesquisados, a mãe passa então a ser negada pelo autista assim como todas as pessoas no geral, pois esta foi a maneira encontrada para defender-se de um não-olhar da mãe, de um não-investimento libidinal por parte da mesma. Portanto, pode-se concluir com a pesquisa realizada, que o que ocorre no autismo é uma defasagem naquela ligação inexplicável que ocorre somente entre mãe e filho, ligação esta, necessária para a constituição da fase do espelho (narcisismo) e da instalação do circuito pulsional, que fundam um sujeito.
Palavras-chave: Autismo
Psicanálise
Vínculo materno
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7017
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
chiara_ferreira_da_silva.pdf11.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.