EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7014
Tipo: Artigo de Evento
Título: TAXA DE GESTAÇÃO SIMPLES OU GEMELAR EM VACAS NELORES INSEMINADAS EM TEMPO FIXO E INOVULADO UM EMBRIÃO SETE DIAS APÓS
Autor(es): PANTE NETO, Cesar Augusto
CAVALIERI, FABIO LUIZ BIM
Resumo: O uso das biotecnologias aplicadas à reprodução têm sido de enorme importância, pois cumpri a exigência de um bezerro anual por vaca. Desta forma, métodos para sincronizar o estro e a ovulação têm sido desenvolvidos e utilizados em muitos rebanhos visando facilitar e tornar mais eficiente o manejo reprodutivo. Sendo o objetivo deste trabalho avaliar a taxa de gestação simples e gemelar em vacas da raça Nelore inseminadas em tempo fixo e inovulado um embrião sete dias após. Avaliando a taxa de prenhêz e a percentagem de gestações. METODOLOGIA: O experimento foi realizado na fazenda JR. Foram utilizadas 89 vacas da raça Nelore, sendo 10 animais doadoras de embriões e 79 receptoras. Sendo as doadoras e as receptoras inseminadas em tempo fixo e inovuladas. Após 7 dias retirado os embriões das doadoras e transferidos para as receptoras. Os embriões coletados foram lavados em cinco gotas de solução de manutenção, envasado e inovulados nas 79 receptoras no corno ispilateral ao corpo lúteo, no momento da inovulação as receptoras foram avaliadas quanto à qualidade do corpo lúteo. RESULTADOS OBTIDOS: O diagnostico de gestação foi realizado com auxílio de um ultra-som (ALOKA SSD 500) 40 dias após a inseminação onde foram avaliadas as presenças de um ou dois fetos. A taxa de gestação foi 73,41% sendo 27,52% das mesmas gemelares. CONCLUSÃO: Podemos concluir até o presente momento que a taxa de gestação foi 73,41% sendo 27,52% das mesmas gemelares em vacas da raça Nelore inseminada em tempo fixo e inovulada um embrião no corno uterino ipsilateral ao corpo lúteo sete dias após.
Palavras-chave: Vacas
Parto duplo
Taxa de gestação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7014
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cesar_augusto_pante_neto.pdf11.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.