EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7012
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MARINGÁ - PR
Autor(es): SOMENSI, Cassia Spadari
PINHEIRO, Mariana Garuti
CHIUCHETTA, Rosana
Resumo: A adolescência abrange a faixa etária entre 10 e 19 anos. É uma fase caracterizada por grandes mudanças, tanto físicas, sociais quanto comportamentais. Os adolescentes são alvos de estudos, em todo o mundo, por apresentarem altos índices de comportamento de risco, como o decréscimo do hábito regular de atividade física, hábitos alimentares irregulares e transtornos psicológicos. Com objetivo de avaliar a composição corporal de adolescentes, foi realizado o estudo do estado nutricional de 26 adolescentes, os quais participaram de um projeto opcional de educação nutricional de um colégio privado de Maringá – PR no ano de 2004. O estudo foi de característica transversal, composto por 7 meninas e 19 meninos de 11 a 13 anos de idade. Para avaliar a composição corporal, utilizou-se medidas antropométricas: peso, estatura e dobras cutâneas (triciptal e subescapular). Foram classificados quanto ao estado nutricional segundo o Índice de Massa Corporal (IMC), critério proposto por Must (1991) e a porcentagem de gordura, mediante os valores das dobras cutâneas, segundo Slaughter (1988). Como resultado da avaliação da composição corporal pelo IMC do público alvo observou-se 44% de eutrofia, 24% de sobrepeso, 28% de obesidade. Observou-se também que 44% dos adolescentes apresentaram-se em risco de doença associada à obesidade, segundo Lohman (1992), quando analisada a porcentagem de gordura. Conclui-se que 52% da população estudada encontra-se em sobrepeso ou obesidade (analisada segundo IMC) e foi classificada acima da média ou com risco de doenças associadas à obesidade (60% analisada pela porcentagem de gordura). Nota-se assim a importância de estudos como este, pois sabe-se que existe grande probabilidade do adolescente obeso tornar-se um adulto obeso, podendo também apresentar outras patologias associadas à obesidade, como hipertensão, dislipidemia e diabetes não insulino dependente.
Palavras-chave: Adolescentes
Avaliação corporal
Sobrepeso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7012
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cassia_spadari_somensi.pdf11.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.