EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7006
Tipo: Artigo
Título: ALTERAÇÕES AUDITIVAS EM INDIVÍDUOS EXPOSTOS A NÍVEIS ELEVADOS DE PRESSÃO SONORA POR MEIO DO WALKMAN
Autor(es): MUZULAN, Carina Fontana
MOTA, Elaine
Resumo: Dentre os fatores que constituem risco à saúde auditiva, a exposição a níveis elevados de pressão sonora provoca efeitos nocivos ao ser humano, sendo uma sensação auditiva desagradável que interfere na percepção do som desejado. Como resultado dessa ação poderá ocorrer, desde um simples incômodo até lesões irreversíveis no aparelho auditivo, interferindo na comunicação e na qualidade de vida. Sendo assim, o objetivo deste estudo será caracterizar a alteração auditiva temporária de indivíduos otologicamente normais expostos a níveis elevados de pressão sonora por meio do walkman. A pesquisa será realizada com 20 sujeitos, sendo 10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, na faixa etária entre 18 e 25 anos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, inicialmente será aplicado um questionário fechado, inspeção do meato acústico externo, imitância acústica, audiometria tonal convencional e de altas freqüências, audiometria vocal em escuta favorável sem ruído competitivo e com ruído competitivo. Cabe ressaltar que as avaliações audiológicas serão realizadas em quatro procedimentos: inicialmente as avaliações serão realizadas sem exposição ao ruído. Em um segundo momento serão realizadas após a exposição ao ruído sem repouso acústico. Posteriormente serão realizadas após duas horas e trinta minutos de repouso acústico. E finalmente após quatorze horas de repouso acústico. Os resultados parciais demonstraram que após a exposição a níveis elevados de pressão sonora ocorreu mudança para pior nos limiares auditivos. Também pôde-se observar que após 14 horas de repouso acústico ocorreu a recuperação dos limares auditivos. Sendo assim, podemos concluir que as alterações auditivas causadas pela exposição a níveis elevados de pressão sonora podem ser passíveis de prevenção.
Palavras-chave: Audição
Ruído
Walkman
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7006
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carina_fontana_muzulan.pdf11.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.