EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6997
Tipo: Artigo de Evento
Título: PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIA
Autor(es): CANJERANA, Antonia Garcia
Resumo: Tenciona-se apresentar o relato de uma atividade desenvolvida no projeto ̈ Contadores de Histórias ̈, como parte integrante do estágio supervisionado, conforme as exigências do Curso de Letras do CESUMAR – Centro Universitário de Maringá. As atividades centraram-se num tópico: A música. Atividade esta, que foram realizadas em uma casa de repouso para idosos, localizada no centro do Município de Maringá, no período de 17, 18 e 19 de junho de 2005. A música, uma manifestação inata de todos, numa interação multidisciplinar. Serviu de agente motivador para aquela clientela segregada, alheia aos acontecimentos, necessitada de convivência e entretenimento. Chegando ao local, os estagiários cantaram durante alguns minutos, acompanhando as letras digitadas e selecionadas. O repertório, aquele momento, especificamente do gênero serestas, transmitiu animação e invocou recordações em todas as pessoas presentes na entidade, os proprietários, funcionários e idosos. Finalizando o momento dos cantos iniciais, adentrou-se na sala de recepção, fez-se a apresentação individualmente, esclarecendo o objetivo da visita. Os idosos foram organizados em círculo, possibilitando, assim, melhor visualização entre si, oportunizando a socialização e a interação planejada. Os músicos contribuíram muito como voluntários e puderam, junto aos estagiários, atuar com eficácia na condução da animação dos encontros e também na coordenação da regência musical. Cantaram-se vários gêneros musicais, especialmente antigas melodias de serestas. Os idosos sugeriram também outras músicas de suas preferências: de religiosidade, de tempo de infância, ou que iam recordando, conforme o direcionamento das apresentações. As pessoas observaram com muita atenção, havendo cumplicidade e entrosamento; houve participações significativas através de palmas e principalmente, cantando cantigas diversas. Em suma, analisa-se o resultado como positivo, pois se conseguiu interação com os idosos que participaram ativamente das atividades realizadas conforme o cronograma do projeto.
Palavras-chave: Música
Interação
Idosos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6997
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
antonia_garcia_canjerana.pdf11.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.