EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6995
Tipo: Artigo de Evento
Título: LEVANTAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS ATENDIDAS EM UMA CLÍNICA DE NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
NOZAKI, Vanessa Taís
Resumo: A antropometria é reconhecida como um importante instrumento utilizado para verificar o estado nutricional de crianças. Através dela pode-se detectar distúrbios nutricionais, como a desnutrição e a obesidade. A desnutrição representa uma síndrome carencial que reúne variadas manifestações clínicas, antropométricas e metabólicas, além de ser um fator relevante para infecções e mortalidade infantil. Por outro lado, a obesidade apresenta um crescente aumento em sua prevalência. O excesso de peso na criança predispõe às mais variadas complicações, abrangendo as esferas psicossocial e orgânica. Este estudo objetivou realizar um levantamento do estado nutricional das crianças atendidas em uma clínica de nutrição do município de Maringá - PR, em um período de dezoito meses. Participaram desta pesquisa 45 crianças de zero a dez anos de idade, pertencentes a classe sócio-econômica baixa. Os dados coletados (nome, sexo, idade, peso, estatura) foram retirados das fichas de atendimento. Para verificar o estado nutricional das crianças utilizou-se as tabelas do NCHS (National Center Health of Statistics) e as classificações propostas por Gomez e Waterlow. Do total da amostra apenas 20% apresentou-se eutrófica. O restante (80%) apresentou algum desvio nutricional, sendo que o excesso de peso (62,2%) foi mais prevalente que a desnutrição (17,8%). Pôde-se perceber através deste estudo a ocorrência da transição nutricional, uma vez que a incidência da desnutrição tem diminuído e a obesidade e o sobrepeso têm aumentado.
Palavras-chave: Antropometria
Desnutrição
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6995
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anne_elise_saara_santos_carvajal2.pdf11.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.