EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6992
Tipo: Artigo de Evento
Título: A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
Autor(es): RATTI, Angelica
OLIVERIO, Thais Silveira
PRADO, Franciely
VARGAS, Erika Mara
GOMES, Geni Col
Resumo: O Projeto interação entre idosos institucionalizados é resultado de um Programa de Participação Social, desenvolvido nas disciplinas de Estágio Básico em Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, no ano de 2004, em parceria com a Casa lar de idosos de Maringá, Paraná. O projeto teve como objetivo principal promover espaços de conversação e interação entre os idosos institucionalizados. Este objetivo foi delimitado a partir de observações participantes, conversas informais com os idosos e com os cuidadores, entrevistas com profissionais (psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais) que prestavam serviços aos idosos da Casa Lar. Os referenciais teóricos adotados foram a pesquisa-ação, fundamentos da psicologia social comunitária e estudos sobre a terceira idade. Na fase de implementação do projeto os encontros com o grupo de idosos ocorreram semanalmente aos sábados no período da tarde, durante quatro meses. Participaram do desenvolvimento do projeto quinze idosos aproximadamente. Os recursos utilizados para se atingir o objetivo foram oficinas diversas: construção de murais de fotografias dos próprios idosos, pinturas, plantio de horta, recorte de revista, exposição de discos LPs com músicas que lembravam a juventude e vida adulta dos idosos, filmagens do grupo de idosos e apresentação da mesma a eles. Os procedimentos adotados caracterizam-se como um grupo operativo de caráter reflexivo, que é uma unidade de trabalho em que se busca esclarecer dificuldades individuais e sociais de modo a promover mudanças. Com o transcorrer das oficinas previstas o interesse do grupo de idosos foi ficando cada fez mais acentuado, o vinculo afetivo entre eles mais solidificado e a comunicação mais proximal. Com este estágio foi possível fortalecer a inter-relação entre o grupo de idosos daquela instituição, no entanto, este é um resultado a curto prazo, devido as próprias características do grupo, uma delas a rotatividade.
Palavras-chave: Idosos
Participação social
Estimulação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6992
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angelica_ratti2.pdf12.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.