EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6988
Tipo: Artigo
Título: PROMOVENDO A VIDA: REFLETINDO O ABORTO E SUAS REPERCUSSÕES SOCIAIS NA CIDADE DE BEBEDOURO/SP
Autor(es): FACHINA, Andreza Mendes
SIMÕES, Adriana Henrique
REZENDE, Regina Maura
Resumo: A presente proposta visa trazer a discussão acerca da temática sobre o aborto, bem como das várias ponderações sobre a questão, dividindo as opiniões e divergindo nas várias formas de tratamento da questão. Vivemos em uma época de crise de valores, tanto entre os socialmente bem situados como entre os menos favorecidos; época esta, aonde, a vida vem sofrendo vários ataques, como a destruição de sentimentos verdadeiros de vital importância para a vida humana. O consumismo, a busca do prazer individual, o egocentrismo, são valores em destaque, na atual sociedade: é como se tudo tivesse se tornado descartável: os produtos, os bens da natureza e até as pessoas. E apesar de sabermos que o valor da vida do outro: é o mesmo valor que tem a nossa, vamos passo a passo nos esquecendo, nos anestesiando para o valor da vida.Vida humana não tem preço! Todos já ouvimos isso alguma vez, no entanto, com que facilidade se descarta o “custo humano” de algum projeto, produto, atividade, quando estão em jogo outros interesses!... E aí começamos a ter hierarquia de vidas: as mais preciosas, as mais úteis, as mais merecedoras de respeito, as mais “inferiores”, as frágeis, as mais descartáveis...A presente proposta visa trazer a luz reflexões acerca da realidade vivida pelas pessoas que fazem a opção pelo aborto, bem como a proposta do compromisso de propor a sociedade debates que possam elucidar a temática e suas repercussões no cotidiano das pessoas envolvidas no processo.Especificamente o projeto “PROMOVENDO A VIDA: REFLETINDO O ABORTO E SUAS REPERCUSSÕES SOCIAIS visa propor a possibilidade de orientar as pessoas, principalmente os adolescentes de 12 a 19 anos, do quanto é importante valorizar a vida como direito de todos. Diante de tal preocupação nasceu a necessidade de desenvolver um projeto que atue na promoção da vida, com justiça, igualdade, solidariedade, equidade; e respeito. A proposta ora apresentada busca precipitar reflexões a cerca dos novos debates sobre a temática do aborto, enfocando sobretudo, as seguintes questões: vEm que medida, somos capazes de aceitar a maternidade não consciente? vAté que ponto é do conhecimento da população que o aborto é uma solução mais “barata” para o estado? vSerá que a legalização do aborto, não poderá vir a ser um dos métodos de planejamento familiar? Longe de trazer respostas definitivas a questão, a presente proposta busca trazer a possibilidades de refletir o tema e precipitar debates que fomentem a melhoria de vida das pessoas envolvidas.
Palavras-chave: Aborto
Vida
Planejamento familiar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6988
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andreza_mendes_fachina.pdf12.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.