EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6986
Tipo: Artigo
Título: A BIOÉTICA COMO CIÊNCIA DELIMITADORA DO ÍMPETO HUMANO E O ABORTO
Autor(es): ANDRETO, Andressa Araújo
LEONEL, Waldeci Matos
NEVES, Mauricio Vissoto
Resumo: Este trabalho é parte do Projeto de Pesquisa Científica intitulado “Bioética: encontro entre Ciência e Filosofia e seus Desdobramentos”, vinculado ao PICC - Programa de Iniciação Científica do Cesumar - o qual pretende abordar as principais correlações epistemológicas existentes entre a Bioética e os pontos de incidência entre as ciências que, de maneira reflexa, lhe dão forma no contexto contemporâneo, visando avaliar questões da atualidade, no que concerne às suas vertentes de aplicabilidades e correlações com outras ciências. A Bioética, a princípio, pode ser entendida como a aplicação de princípios éticos nas ciências da vida, da saúde e do meio ambiente. No entanto, esse conceito não é suficiente para definir a Bioética, uma vez que tal conceito implica em diversos desdobramentos, todos eles imprescindíveis para a compreensão precisa da Bioética como Ciência. Nesta perspectiva, o presente trabalho pretende abordar um dos temas afetos à Bioética onde seja possível caracterizar a sua relação efetiva com tal temática, qual seja o “aborto”, como um dos desdobramentos acima apontados. Considerando-se o aborto como um agravante da saúde pública, e, sobretudo, da mulher como ser humano e como pessoa detentora de direitos fundamentais na sociedade, levanta-se questões de ordem social que, quando submetidas à luz da Bioética, tomam contornos diferenciados dos enfoques até então postos tão-somente à luz da razão pura, enquanto analisados sob o aspecto científico, ou, quando submetidos a um enfoque unicamente filosófico e sem sustentação científica. Destarte, o desiderato colimado pelo presente trabalho é apresentar a Bioética como elemento central das correlações científicas e filosóficas decorrentes do entrelaçamento entre Ciência e Filosofia, para a discussão hodierna do aborto.
Palavras-chave: Bioética
Aborto
Atualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6986
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andressa_araujo_andreto.pdf11.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.