EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6983
Tipo: Artigo
Título: PARÃMETROS FISIOLÓGICOS NO PLANEJAMENTO DO LAZER:REDUCIONISMO OU COMPLEXIDADE?
Autor(es): GOMES, Andréa Schiavone Pereira Coelho
PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis
Resumo: Qual a relação entre lazer e saúde? Como as atividades físicas de aventura na natureza podem ser enriquecidas ou empobrecidas a partir de uma leitura biológica/da saúde? Em virtude da necessidade em captar essas diferentes percepções no lazer, o objetivo desse trabalho foi identificar como uma atividade de lazer (trilha ecológica) pode ser interpretada. Para tanto, se fez uso de saberes das ciências biológicas e das ciências humanas e sociais na constituição do objeto lazer em sua relação com a saúde.Para construir esses problemas no campo dos Estudos do Lazer foi realizado confronto entre freqüência cardíaca e representações sociais de quatro participantes relativos a uma trilha ecológica em município do interior paranaense. Respeitando a complexidade inerente à diversidade de perspectivas sobre o lazer, foram observados as interações sociais, diálogos, interesses e dificuldades dos participantes durante trechos específicos da trilha, relacionando um dado fisiológico (FC) com a percepção do observador e dos sujeitos sobre aquela vivência. Considerando que as respostas fisiológicas foram entre baixas e moderadas para grupo jovem, recomendam-se estudos para identificar a viabilidade da inclusão de grupos especiais (idosos, deficientes, mulheres) nessas atividades. Embora o imaginário social a respeito das práticas corporais na natureza iniba o interesse de participação de tais grupos, os dados sugerem que a intensidade de trabalho requerida nas trilhas não é proibitiva para grupos pouco ativos. Embora preliminares, os resultados indicam que existe correlação entre percepção individual/coletiva e parâmetros fisiológicos, dando a entender que a combinação dessas fontes é importante para o planejamento do lazer físico-esportivo em áreas naturais.
Palavras-chave: Lazer
Saúde
Educação física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6983
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andrea_schiavone_pereira_coelho_gomes.pdf11.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.