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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982
Tipo: | Artigo |
Título: | O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | BATISTA, Andrea Moreira RAYMUNDO, Gisele Miotto Catolino |
Resumo: | Despertar o prazer de ler e escrever nos alunos do ensino fundamental constitui a intenção deste projeto, pois muitos não acreditavam no seu potencial, achavam que não eram capazes de adquirir as habilidades de leitura e escrita. Mas com o desenvolvimento deste projeto perceberam que são capazes de inúmeras coisas. Dessa forma, foi proposto dinâmicas relacionadas com a vida do aluno, colocando fatos da sua realidade, fazendo com que eles contassem experiências de vida. Esta metodologia proporcionou aos educandos uma formação integral. Temos a consciência da importância da leitura e da escrita significativa na vida do aluno, e toda e qualquer instituição escolar fica apavorada ao perceber que alunos chegam a 4o série sem saber ler e esta é uma preocupação de todos educadores. Este fato motivou a escolha do tema do projeto visando uma mudança de hábito dentro da escola, fazendo com que a leitura, o debate de notícias de jornais aconteça dentro da sala de aula. Após, foi proposto que as próprias crianças fizessem o seu jornal, com matérias importantes para a comunidade, músicas, piadas e isto foi acontecendo de maneira que os alunos pesquisaram e encontraram estes assuntos em revistas, jornais, livros e incentivando sempre a leitura, assim a leitura começou a tomar um novo sentido na vida de cada um deles, através destes trabalhos perceberam que quando se escreve é para alguém ler. Percebe-se que o jornal é um veículo de comunicação muito importante em nossa sociedade, pois hoje somos gerenciadores de informações, não basta ter acesso às informações e sim saber usá-las e transformá-las de modo que estas nos ajudem no cotidiano. Com a televisão popularizada e o hábito de ligá-la diariamente, o jornal impresso perdeu seu fundamental valor informativo, ganhando um novo papel: o de discutir a notícia que já circulou pelos telejornais. Este papel de discutir as notícias em sala de aula é um momento crucial para que os alunos discutam, formem opiniões, defendam pontos de vista e construa seu conhecimento, o professor através da mediação poderá realizar textos coletivos, artigos de opinião, e este trabalho propicia não apenas compreender a linguagem empregada, mas antes de tudo confrontar e questionar as informações, e isto faz com que o educando não acredite em tudo que lê, ou assiste na TV, sendo ingênuo frente às informações, todos nós queremos educandos críticos e capazes de mudar a realidade que vive. É claro que este trabalho é árduo, mas ao mesmo tempo é simples, pois o jornal é um material que o professor pode conseguir, e muitas vezes a hora da leitura, a notícia do dia, ou a construção de um jornal pelos alunos é a chave para transformar a leitura algo prazeroso. Conclui-se que só com muito trabalho e competência pode-se ver nos olhos dos educandos a vontade de querer saber, da auto estima voltando a fazer parte de suas vidas, e principalmente perceber que as pedras no caminho não devem nos fazer parar e sim buscar meios de tirá-las do caminho ou fazer um novo caminho. |
Palavras-chave: | Jornal Professor Educando |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
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