EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6976
Tipo: Artigo
Título: ACHILLEA MILLEFOLIUM
Autor(es): MELO, Anderson Jose de
MIANTTE, Leide Daiana
RANIERO, Lucia Elaine
SANDIR, Persio
Resumo: Achillea millefolium, conhecida popularmente como mil-folhas, é um planta herbácea pertencente à família Asteraceae ( Compositae ) e pode atingir 60 à 80 cm de altura. Seu caule é subterrâneo rizoma delgado e fibroso. As folhas são discretas e partidas em segmentos muito estreitos que tornam a se dividir dando ao conjunto um aspecto arrepiado. A inflorescência é do tipo corimbo e as flores podem ser brancas ou róseas com perfume intenso; frutos pequenos, duros, de sabor amargo e picante. É uma erva perene que se adapta a qualquer tipo de solo permeável, mesmo pobre e com poucas chuvas, no entanto, tem preferência por para solos argilosos e ricos em matéria orgânica e necessita de iluminação plena. Não é exigente quanto a textura do solo, sendo que, quando cultivada em solos arenosos e secos, o seu porte é menor, mas o teor de óleo essencial é maior (Guédon et al., 1993). Quimicamente apresenta óleo essencial com terpenos (cineol, borneol, pineno, cânfora, azuleno), e sesquiterpênicos, bem como, taninos, mucilagens, cumarinas, resinas, saponinas, esteróides, ácidos graxos, alcalóides e princípio amargo (Lorenzi; Matos, 2002; Martins et al., 2000; Panizza, 1997). Os flavonoides também estão presentes, como luteolina e apagenina, encontrados nas flores e folhas da planta (Guedon et al.., 1993). As propriedades terapêuticas consistem em: adstringente, carminativa, diurética, tônica, emenagoga, eupéptica, estomáquica, expectorante, anti-hemorrágica e colerética. É um excelente remédio nas crises hemorroidais. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade e quantidade do óleo essencial extraído das folhas da Achillea millefolium quando a planta é cultivado em diferentes concentrações de adubos. Foram retiradas mudas de plantas adultas de mil-folhas, através da divisão de touceiras. As mudas foram plantadas em vasos plásticos, com 2 dm3 de capacidade, sendo cultivadas com diferentes adubos orgânicos ( esterco bovino, esterco de galinha e humús de minhoca) em diferentes doses 0,5%,1%,2% e 4%. Nos primeiros quarenta dias as mesmas foram irrigadas três vezes ao dia, e colocadas no sol, e nas três primeiras horas do dia, pois a mil folhas necessita de muita iluminação. Após os quarenta dias a irrigação é feita apenas duas vezes ao dia. Como o experimento está em andamento, o primeiro corte da mil folhas ocorrerá no final de novembro, e apartir das folhas colhidas, será feita a extração do óleo essencial para posterior avaliação de rendimento e qualidade deste. Até o momento é possível verificar que o desenvolvimento da planta cultivada em vasos com adubação é melhor do que a cultivada em vasos sem adubação ( testemunhas).
Palavras-chave: Óleo essencial
Mil-folhas
Mil em ramas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6976
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anderson_jose_de_melo.pdf12.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.