EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972
Tipo: Artigo
Título: PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): SEMENSATI, Ana Paula
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido durante a prática obrigatória do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, realizado numa 7ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede de ensino do município de Maringá. O presente trabalho objetiva demonstrar que a prática da regência é de suma importância tanto para o estagiário como para os próprios alunos que participaram desta atividade, pois constitui o momento em que o estagiário assume o papel de educador, colocando em prática todo o seu conhecimento e vivenciando de perto a realidade da sala de aula. Para o aluno-participante figura como uma novidade que estimula sua participação. Para a prática do estágio, foram utilizados os parâmetros curriculares do ensino fundamental, livros didáticos, internet, gibis e cartaz, que serviram de apoio para o embasamento teórico e para planejamento das aulas. O conteúdo desenvolvido na regência foi escolhido pela professora regente e organizado sob a orientação do professor supervisor de estágio. A estagiária apresentou para os alunos o conceito de tiras de gibis, leitura temática, interpretação e produção textual e os elementos da narrativa. A primeira leitura foi mostrada através de cartaz com algumas tiras da turma da Mônica, e logo após a interpretação destas, os alunos criaram uma tira utilizando própria imaginação. Em seguida foi apresentado um texto em forma de quadrinhos do personagem Calvin, como preparação para a temática a ser trabalhada através do texto narrativo da Ana Maria Machado. Após a leitura, interpretação e compreensão deste texto, foram apresentados os elementos da narrativa, onde os alunos tiveram que localizá-los no texto. A avaliação da aprendizagem realizou-se no último dia da regência, onde foi verificado se os alunos seriam capazes de seguir o tema trabalhado em sala de aula, usar de forma correta os elementos da narrativa, através da produção de um texto narrativo. Chegou-se a conclusão que os alunos tiveram uma participação efetiva na realização das atividades propostas e conseguiram compreender o conceito da forma textual em tiras, bem como as atividades de leitura, interpretação e compreensão textual. Foi possível observar também que a maioria dos alunos conseguiu produzir um texto apresentando os elementos da narrativa, e tudo isso é muito gratificante e motivador para o estagiário que está iniciando sua carreira profissional.
Palavras-chave: Leitura
Interpretação
Produção textual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_semensati.pdf11.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.