EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6971
Tipo: Artigo
Título: OS ASSASSINOS EM SÉRIE NO BRASIL
Autor(es): TORAL, Ana Paula Pignata
Resumo: Os assassinos em série sempre despertaram a curiosidade da sociedade. Alguns estudos buscam traçar o perfil dessas pessoas. Contudo esta não tem sido uma tarefa fácil. Segundo Dagomir Marquizi, os assassinos seriais - Serial Killers - são as grandes estrelas do crime, motivados por sentimentos obscuros e traumas mal resolvidos. Eles se sentem no centro do mundo com direito de decidir se sua vítima deve viver ou morrer. Planejam crimes com arte, cada um possui seu estilo, buscam a perfeição a cada vítima. O assassino serial se sente compelido na reincidência criminosa e nunca se entrega, pois encontram prazer na disputa com a lei. Embora possuam traços sádicos, não apresentam remorsos por seus atos violentos. Os assassinos seriais, ainda que sejam vistos como psicopatas, não são necessariamente doentes mentais. A constatação deste fato está no livro Serial Killer: Loucos ou Cruel, de Ilana Casoy. A escritora demonstra, em sua obra, que apenas 5% dos assassinos em série identificados, estavam mentalmente doentes quando cometeram os crimes. Acrescenta que quando são capturados assumem, com freqüência, uma máscara de insanidade, alegando qualquer doença que os isente de responsabilidade. Na história do Brasil, já foram constatados cerca de 30 casos de serial killers, entretanto, acredita-se que este número seja muito maior. A ausência de técnicas policiais o despreparo da polícia não permitem a caracterização desses criminosos. Enquanto que em outros países como os Estados Unidos, Grã Bretanha e Alemanha, a polícia dispõe da tecnologia mais avançada, talvez mesmo por isso, é possível a obtenção de uma estatística mais precisa, sendo que nesses países os índices são mais elevados. Na tentativa de combater os malefícios para a sociedade, provocados pelos serial killers, busca-se encontrar características comuns, com intuito de se traçar um perfil desses criminosos.Todavia, Anna Elisa, psicanalista, diz ser difícil adotar padrões e ações preventivas contra o mal que esse tipo de pessoa pratica, pois se apresentam como indivíduos sedutores. Desta forma, deixamos de acreditar que esses assassinos seriam apenas personagens criados pelo cenário cinematográfico com objetivo de lucro. Restando-nos o temor de que estes seres humanos possam estar mais perto de nós do que imaginamos.
Palavras-chave: Assassino em série
Perfil
Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6971
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_pignata_toral.pdf12.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.