EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6970
Tipo: Artigo
Título: HISTERIA E BORDERLINE: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NA TEORIA PSICANALÍTICA PÓS-FREUDIANA
Autor(es): MOREIRA, Ana Paula
MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos
Resumo: Este texto surge a partir de um projeto maior cujo objetivo foi o de abordar o discurso psicanalítico sobre a histeria depois de Freud. Para tanto, levantou-se, através das bases informatizadas da Associação Americana de Psicologia (APA) cerca de 800 resumos de artigos. Esses foram separados e agrupados em temas tais como “estados da coisa-revisões”, “o corpo na histeria”, “histeria e transferência”, “histeria e transtornos alimentares”, “histeria e depressão”, “histeria e sedução”, etc. O tema que se destaca para este artigo está em torno das relações entre histeria e quadros borderline. No fim dos anos 60, intensificaram-se discussões na psicanálise relativas ao desaparecimento da histeria, enquanto quadro psicopatológico. Houve, então sua substituição por quadros conhecidos como limítrofes (borderline). Isso permitiu variados pontos de vista, entre eles o de que a histeria teria evoluído culturalmente para quadros limítrofes, ou, outro ainda, de que ela teria sido conjugada a eles. Nesse contexto, realizou-se trabalhos estatísticos, trabalhos teóricos e, principalmente, trabalhos descritivos cuja preocupação foi o diagnóstico diferencial entre histeria e quadros borderline durante o processo terapêutico. Tais trabalhos discutem, entre outras coisas, as diferentes terminologias utilizadas para tais quadros, e tentam delinear uma linha divisória entre eles. O presente artigo visa analisar esses trabalhos, publicados em artigos e livros, de maneira a apontar os momentos em que a histeria “encontra” os quadros borderline e a importância de tais momentos para a psicanálise. Questiona-se, ainda, a necessidade, na psicanálise, de delimitar tão precisamente tais quadros, tendo em vista que o psiquismo de cada ser humano se constitui de maneira dinâmica e única.
Palavras-chave: Histeria
Borderline
Psicanálise
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6970
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_moreira.pdf11.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.