EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6965
Tipo: Artigo de Evento
Título: TITULOMETRIA DE OXIDAÇÃO –REDUÇÃO: DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE DIPIRONA SÓDICA POR IODIMETRIA
Autor(es): CASTELLANI, Ana Mauriceia
BRAGA, Wladimir S.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a concentração de dipirona sódica em diferentes medicamentos existentes no mercado. Os medicamentos analisados foram a novalgina (referência), dipigina (similar), dipirona sódica genérico, manipulado, novalgina (vencida) e matéria-prima (pura), todos na concentração de 500 mg/mL (previsto na embalagem). Empregando o método de volumetria de oxidação-redução, onde ocorre troca de elétrons entre os reagentes, foi possível determinar a concentração de uma solução oxidante ou redutora mediante outra. Esta técnica também pode ser usada no controle de qualidade dos medicamentos. De acordo com os resultados obtidos, nenhum medicamento apresentou exatamente 500 mg de dipirona sódica, ou seja, 100% do princípio ativo. Os medicamentos que mais se aproximaram do resultado foram o genérico e a matéria-prima, apresentando 482,12 mg e 498,98 mg de dipirona, respectivamente. Os medicamentos de referência e manipulado apresentaram uma quantidade de dipirona igual a 435,02 mg, enquanto que o similar apresentou 448,74 mg e o vencido, 421,68 mg. Considerando o desvio percentual dos produtos acabados, ±10%, somente o medicamento genérico está dentro dos padrões, enquanto os outros, seguindo esta análise, não são considerados de boa qualidade para o uso. As medidas realizadas na matéria-prima mostram um desvio de apenas 0,21%, que é bem inferior ao desvio adotado como padrão, 5%. O ideal seria que os medicamentos apresentassem uma quantidade de dipirona igual a 500 mg/mL, ou valores próximos deste. A análise dos resultados determinou que nenhum medicamento apresentou esta concentração. Todavia, esta técnica pode proporcionar alguns erros, o que dificulta a obtenção de bons resultados. O emprego de outras técnicas para obter a concentração do medicamento poderá estabelecer a eficácia do método empregado neste trabalho
Palavras-chave: Concentração
Óxido-redução
Dipirona sódica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6965
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_mauriceia_castellani.pdf11.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.