EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6964
Tipo: Artigo
Título: DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: UM PROBLEMA AMBIENTAL
Autor(es): CASTELLANI, Ana Mauriceia
Resumo: Os resíduos sólidos oriundos do lixo descartado têm aumentado a cada dia, e os efeitos maléficos ao meio ambiente têm sido amplamente discutidos na sociedade. Levantamentos acerca da situação atual brasileira e perspectivas para o setor são realizados a fim de se direcionar ações para que se amenize o problema. Este trabalho teve como objetivo um levantamento sobre o grau de conhecimento da população sobre o destino final de pilhas e baterias descartadas, sendo também realizado um levantamento sobre os postos de coleta de pilhas e baterias. Foi realizada também uma reflexão sobre a legislação vigente no município de Maringá e no Estado do Paraná, o que pode dar uma sustentação maior as ações futuras, propostas com base neste levantamento. O levantamento de dados obtidos junto a população e aos lojistas indicou o conhecimento da população quanto a reciclagem de pilhas e baterias em 60,8%, porém observou-se que o número de pessoas que utilizam os postos de coleta 10,3% não é o mesmo das respostas da população em geral. Pode–se observar também uma certa falta de coerência quanto as respostas dadas pela população e pelos lojistas no que diz respeito à utilização destes postos de coleta. De 10 estabelecimentos pesquisados somente 3 tinham coletores. A maioria destes estabelecimentos encontra-se listadas no site do Ministério do Meio Ambiente como pontos de coleta para este tipo de material, porém não havia conhecimento por parte destes estabelecimentos quanto a esta informação. Quanto à legislação, pôde–se constatar que esta cumpre o seu papel junto aos órgãos governamentais, entretanto, observa-se que raramente são totalmente cumpridas. Com base nos neste levantamento poderão ser planejadas ações de conscientização junto a população local, bem com os responsáveis pela manutenção de postos de coleta permanentes destes materiais.
Palavras-chave: Pilhas
Reciclagem
Baterias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6964
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_mauriceia_castellani3.pdf11.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.