EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6961
Tipo: Artigo
Título: RELACOES DE TRABALHO
Autor(es): LIZ, Ana Cristina de
BARRETO, Magda Dei Toss
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, mostrar a relação entre as pessoas no mercado de trabalho, abordando alguns fatores fundamentais para o bom relacionamento interpessoal e a produtividade dos membros da organização. O maior desafio ainda é atender às pessoas de forma individualizada e da maneira como elas querem ser tratadas. Na era da Revolução Tecnológica, a demanda é pela personalização dos negócios, dos serviços e também do atendimento às pessoas. O que mais atrai o talento é o tipo de gestão da empresa, seus valores, posicionamentos e cultura. Ela precisa ter a sensação de que está crescendo profissional e pessoalmente, contribuindo com a empresa e fazendo a diferença. Hoje, o processo seletivo é mútuo e precisa ser alimentado todos os dias, caso contrário vai ser a causa de muitos comportamentos conflituosos no trabalho. As empresas muitas vezes não escolhem seus colaboradores, são escolhidas, por isso precisam administrar com mais cuidado seu capital humano. Hoje, devido à automatização inúmeras ocupações desapareceram. Estas mudanças refletiram na vida e no trabalho das pessoas, assim como no passado onde a industrialização mudou a vida dos aldeões ingleses à medida em que se adaptaram à vida nas fábricas, a informatização está eliminando cargos industriais de baixa qualificação e criando oportunidades de trabalho para especialistas técnicos cultos e qualificados, profissionais liberais e outros “trabalhadores do conhecimento”. Todos os funcionários estão diante de um mundo que oferece menos permanência e previsibilidade do que o existente nas décadas passadas. O novo pacto entre empregadores e empregados transfere da organização para o funcionário a responsabilidade pelo desenvolvimento da sua carreira. Por isso os trabalhadores de hoje estão se preocupando mais do que nunca em manter atualizadas suas qualificações e em desenvolver novas habilidades, encarando o aprendizado como um processo para a vida toda. As empresas estão mudando seus conceitos e alterando suas práticas gerenciais, investindo cada vez mais nos seus colaboradores. Esta prática gerencial chamada recentemente de Gestão de Pessoas tem como ponto principal à relação entre as pessoas e a organização, considerando uma inexistente sem a outra. As organizações surgem para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas. E para manter esse sistema de Gestão sempre eficiente e eficaz, torna-se necessário avaliá-lo e auditá-lo continuamente para melhorar seu funcionamento de acordo com as mudanças ocorridas na área, porque a certeza que temos é que a mudança ocorrerá e que nada será como antes.
Palavras-chave: Recursos humanos
Mudança
Conflitos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6961
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_cristina_de_liz.pdf12.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.