01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/696
Tipo: Artigo
Título: Estudo de caso de retrorrefletãncia da sinalização vertical da Rodovia PR-323, no trecho entre Paiçandu e Cianorte, com extensão total de 63 quilômetros
Autor(es): LUIZETO, Orlando Luiz Leite
Primeiro Orientador: VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SANTANA, Darlan de Paiva
Abstract: Neste trabalho foi analisada a retrorrefletividade de películas destinadas viária vertical do tipo 1, instaladas na Pr-323, no trecho entre Paiçandu e Cianorte. A premissa para a elaboração desse estudo se encontra na necessidade de oferecer segurança para os usuários da rodovia, pois se as placas de sinalização - dispostas lateralmente ou suspensas à via - não apresentarem condições minimas de Retrorrefletividade, isto é, não tiveram capacidade de refletir luz ao condutor, a segurança estará comprometida. Por conta disso, o presente trabalho avaliou a Retrorrefletividade de películas de sinalização viária de seis cores distintas, por meio de medição com aparelho medidor de refletância, bem como as placas que substituirão as placas avaliadas. Para tanto, foram medidas a refletância de várias placas ao longo de todo o trecho. As películas tiveram a Retrorrefletividade medida com o aparelho da marca Easylux em cinco pontos diferentes da placa, conforme orientações da NBR15426/2013, verificando-se que o desempenho de grande parte das placas instaladas não atendeu ao mínimo especificado nas normas. Outra verificação efetuada, diz respeito às condições de diagramação das placas indicativas existentes. Ficando perceptível que a maioria delas não atende ao que está previsto no manual do CONTRAN, tornando a condição de leitura imprópria para os usuários. A escolha do trecho se deu devido ao fato de que o mesmo passaria pela troca de sinalização.
Palavras-chave: Legibilidade
Retrorrefletividade
Segurança Viária
Sinalização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/696
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - TCC. Arquivo completo do artigo em PDF..pdfPDF10.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.