EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6954
Tipo: Artigo de Evento
Título: DECIFRANDO A DOR NO PROCESSO DE ADOECER
Autor(es): SANTOS, Aline Pereira dos
Resumo: Podemos dizer que dor é uma sensação desagradável relacionada a uma lesão real ou que vem da expectativa da própria dor. Também devemos considerar que pode existir dor sem lesão e lesão sem dor. Sendo então a dor, essencialmente, aquilo que o doente diz ser, o que nos conduz a aceitar a sua descrição a respeito da dor, a qual é sempre subjetiva. Assim, justifica-se a importância desse estudo, principalmente levando em conta os aspectos psicológicos envolvidos na dor, definindo-se como objetivo, a investigação da trajetória e dos aspectos emocionais envolvidos na dor junto a pacientes que buscam tratamento especializado para essa dor. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo, exploratória e qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas numa amostra de treze sujeitos (sete mulheres e seis homens), que buscam tratamento para a dor, em uma clinica especializada da cidade de Maringá-Pr. Os conteúdos coletados foram agrupados em dez categorias de analises: definir a dor; tipos de dor conhecidos; dor crônica e dor aguda; sentindo dor desde quando; se a vida muda (ou) após o aparecimento da dor; aprender a viver com a dor; a vida sem dor; controlando a dor; lidar com a dor; como a família encara a dor do paciente; o que a família faz para ajudar. Através da análise dos conteúdos, pode-se perceber que todos os sujeitos entrevistados apresentam dor crônica com episódios agudos, com picos de intensidade de dor, onde há o predomínio de uma década de convivência da dor. Via de regra, lidam sozinhos com a dor, pois seus familiares tem dificuldades para fazê-lo, irritando-se e não conseguindo dimensionar concretamente a dor do “outro”. Essa solidão do experiênciado e lidar com a dor, mobiliza medos e sentimentos de impotência, comprometendo a qualidade de vida e o tratamento dos pacientes.
Palavras-chave: Dor
Adoecer
Aspectos presentes na dor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6954
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_pereira_dos_santos.pdf11.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.