EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6952
Tipo: Artigo
Título: INFECÇÕES DE PELE CAUSADA POR BACTÉRIAS
Autor(es): FURLAN, Aline Daniele
OLIVEIRA, Kelly Mari Pires de
Resumo: A pele íntegra e saudável protege os tecidos subjacentes e fornece uma excelente defesa contra os micróbios invasores. A carga microbiana da pele normal é mantida sob controle por vários fatores. Alterações nesses fatores (por exemplo, exposição prolongada à umidade) perturbam o equilíbrio ecológico da microbiota comensal e predispõem à infecção. As infecções de pele são causadas por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As principais bactérias que se apresentam como agentes infecciosos potentes são Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Clostridium tetani e C. perfringens, Propianobacterium acnes e Mycobacterium leprae uma micobateria responsável pela hanseníase e outras doenças causadas pelos patogenos Mycobacterium marinun, M. ulcerans e M. tuberculosis. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo rever as principais doenças de pele causada por bactérias, como suas causas, tratamento e prevenção. Metodologia: O trabalho foi realizado através de pesquisa eletrônica em literatura utilizando a base de dados SCIELO, MEDLINE, PUB MED e então selecionou-se os artigos que se encaixavam com o propósito do trabalho. Discussão: As bactérias fazem parte da nossa microbiota normal de pele e mucosa, e causarão danos ao hospedeiro, quando ocorrer um desequilíbrio, por exemplo, no grau limitado de umidade, no pH ácido da pele normal, na temperatura da superfície, na salinidade do suor, em componentes químicos por nós excretados o na competição que ocorre entre as diferentes espécies bacterianas que habitam nossa pele e principalmente quando ocorrer uma quebra da integridade da pele. A principal de todas essas bactérias é o Staphylococcus aureus, agente causador de várias doenças de pele, que se estendem desde as mais leves, como os furúnculos e abscessos, transmitidos por “auto inoculação” de uma fonte de contaminação ou contato com pessoas, até infecções mais severas como a síndrome da pele escaldada e síndrome do choque tóxico, transmitidos pele liberação de toxinas liberadas pela própria bactéria, a primeira síndrome é transmitida pela liberação de toxina esfoliativa e a segunda síndrome pela toxina produtora do choque séptico. A invasão desses sítios geralmente se dá pela via hematogênica, mas as razões para a localização em determinados tecidos freqüentemente são obscuras. No caso dos clostrídios, a porta de entrada é a pele. Os micróbios circulantes tendem a se localizar em ossos em crescimento danificados (osteomielite aguda) e nas articulações danificadas Conclusão: Conclui-se que essas doenças estão presentes na vida da população, e conhecer suas causas, sintomas, e tratamento é de fundamental importância para prevenir ou curar.
Palavras-chave: Infecções da pele
Staphylococcus aureus
Bacterias patogenas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6952
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_daniele_furlan.pdf12.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.