EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6949
Tipo: Artigo
Título: CONTROLE DA EIMERIOSE PELO USO DE: CEPA PRECOCE DE OOCISTOS ESPORULADOS DE Eimeria tenella , VACINA COMERCIAL E TRATAMENTO CONVENCIONAL COM ANTICOCCÍDICO, EM MATRIZES PESADAS DESTINADAS À PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
Autor(es): BOGADO, Alexey Leon Gomel
GUIMARAES JÚNIOR, José da Silva
PEREIRA, Ademir Benedito Da Luz
CUNHA, Thiago Cezar Brunassi da
Resumo: A epidemiologia da Eimeriose é caracterizada por uma grande disseminação de oocistos no meio ambiente, fazendo-se necessárias, portanto, medidas profiláticas para tal patologia, diminuindo assim os significantes prejuízos observados no campo. Estas medidas são realizadas principalmente com o uso de quimioterápicos e anticoccídicos de amplo espectro. No entanto, o manejo incorreto e a falta de critérios definidos para o uso dessas drogas têm gerado sérios problemas de resistência. Somando-se a esse quadro , existe a pressão do mercado consumidor para banir drogas da alimentação animal. Pesquisas que visam a obtenção de vacinas para o controle da eimeriose são realizadas com a finalidade de buscar alternativas frente a quimioterapia usual. Este trabalho objetivou a produção de uma vacina viva atenuada, produzida a partir de uma de cepa de campo virulenta de Eimeria tenella. Foram realizadas inoculações via oral em aves livres de coccídios (3500 oocistos/ave), cada lote contendo 10 aves com duas a três semanas de idade, alojadas em baterias metálicas. Os primeiros oocistos eliminados, após serem processados para esporulação, foram inoculados em um novo lote. Para a atenuação, foram realizadas passagens em 19 lotes de aves. A pressão de seleção dos primeiros oocistos eliminados de cada lote inoculado resultou em uma redução no período de eliminação dos oocistos de 167 para 139 horas, representando uma redução de 28 horas no período-pré-patente. As características esperadas da diminuição desse período, fato decorrente da redução do potencial reprodutivo, são a atenuação da virulência e a indução e manutenção da imunogenicidade. A próxima etapa compreenderá a avaliação comparativa da patogenicidade e capacidade imunogênica entre a cepa atenuada, produzida neste experimento, e vacinas disponíveis no mercado avícola, relacionadas aos tratamentos convencionais com anticoccídicos.
Palavras-chave: Eimeriose
Eimeria tenella
Vacina viva atenuada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6949
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexey_leon_gomel_bogado.pdf12.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.