EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6944
Tipo: Artigo
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): FAGUNDES, Alessandra de Souza
Resumo: O estágio supervisionado é de suma importância para que o acadêmico de Letras vivencie diferentes situações de sua futura atuação profissional, num contato direto com ensino fundamental e médio.Essa vivência se dá junto às instituições de ensino público ou privada, onde o estagiário deverá observar 10 horas/aula e em seguida aplicar 10 horas/aula de regência.Num primeiro momento, fez-se um estudo do regulamento geral do estágio e da proposta de trabalho da escola-campo, segundo seu projeto político pedagógico. Conforme exigência curricular do curso de Letras, foi observada, durante 10 horas uma sala de 7.a série, onde a estagiária aplicaria sua regência, visando possibilitar a convivência real juntamente com os alunos na posterior regência de 10 horas/aula.Depois de realizada a etapa de observação, foi elaborado o planejamento didático-pedagógico das aulas, tendo como base o plano de aula da professora regente, as observações realizadas e o material de apoio selecionado tanto em livros didáticos, como jornais, revistas, músicas e internet.O estágio supervisionado tem como objetivo proporcionar a prática aos futuros professores, ao estabelecerem relações com os alunos, vivenciando situações relevantes a sua futura profissão, servindo assim também de embasamento teórico para o planejamento de suas aulas.Verifica-se, ao término do estágio supervisionado, que ele é fundamental e indispensável para formação acadêmica, pois oportuniza conhecer sua futura área de atuação em diversos aspectos.Além disso, o resultado é compensador, pois pode-se observar, através das atividades dadas em sala de aula, que a maioria dos alunos participava das aulas, interagia com a professora-estágiaria e executava as atividades propostas.
Palavras-chave: Vivência
Embasamento
Indispensável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6944
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alessandra_de_souza_fagundes.pdf11.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.