EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6942
Tipo: Artigo
Título: SOCIOLOGIA COMO CIENCIA: IMPASSES E PROJEÇOES DA SOCIOLOGIA BRASILEIRA.
Autor(es): SOUZA, Ailton de
Resumo: A sociologia tem contribuido desde seu nascimento com varios estudos que são importantes para sociedade. Mesmo assim sua represntatividade parece ainda não estar consolidado no meio social. Nas últimas décadas a sociedade mundial passou por várias transformações que se processaram nos eixos cultural, político e ecônomico. O resultado deste processo culminou em novas conjunturas que se estabeleceram na sociedade moderna. Neste viés surge a necessidade de se evidenciar ou mesmo projetar uma das ciências que tem como enfoque central a sociedade. Mas para este feito é necessario antes sobrepor obstaculos que ainda ressoam sobre sobre seu papel como ciência. Razões para esta má aparencia pode estar na sua metodologia e aplicabilidade, neste contexto buscar alternativas que denotem a necessidade sociologia é essencial. A emergencia da sociologia como instrumento capaz de diagnosticar e solucionar problemas da sociedade é notório, porém torna-se fundamental transpor os obstaculos qu ainda persistem. Nossa proposta visa apontar pontos relevantes da ascensão e declinio da sociologia na visao de teóricos da sociologia brasileira. Buscamos desta maneira assinalar alguns estagios da sociologia mundial e nacional. Analisando concepçoes e movimentos da sociologia.
Palavras-chave: Sociologia
Ciência
Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6942
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ailton_de_souza3.pdf11.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.