EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6940
Tipo: Artigo
Título: PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(es): LINHARES, Agnaldo José
Resumo: O Estágio Supervisionado é prática obrigatória no curso de Letras do CESUMAR, e objetiva oferecer ao futuro licenciado um conhecimento da situação de trabalho diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino com o intuito de avaliar suas competências frente a situações reais de trabalho. Outrossim, propiciar ao acadêmico a possibilidade de verificar, em si e no outro, a realização de competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência. Como aluno do referido Curso, busca-se – neste trabalho – relatar parte das experiências adquiridas quando do cumprimento desta prática. Nesta etapa, através de aulas ministradas pela professora coordenadora do estágio, buscou-se o caminho do resgate das fundamentações teóricas que embasassem todo o trabalho prático a ser desenvolvido nas salas de aula, como também a postura do professor diante da relação entre professor/aluno; aluno/professor; aluno/escola; aluno/texto e aluno/material escrito, buscando fornecer subsídios que possibilitassem o desenvolvimento de atividades nas aulas de Língua Portuguesa que priorizasse a formação de um cidadão ativo que compara, exclui, ordena, categoriza, reformula, comprova, argumenta e conclui. Concomitante ao exposto o aluno-estagiário realizou um período de prática investigativa, em que permaneceu por 10 h/a em sala de aula observando: a prática docente de outro profissional; o enquadramento disciplinar dos alunos; as habilidades e competências exigidas do profissional de Letras; nível cognitivo e lingüístico do aluno, etc. para que, a partir de então, pudesse elaborar seu próprio planejamento de aula. Dentre as atividades desenvolvidas, separamos especificamente – para esta apresentação – Literatura Brasileira, o período trabalhado foi O Modernismo. Percebeu-se, nesta ocasião, um certo descaso com os textos literários e, a desmistificação dos referidos textos como algo sem muito valor foi outro alvo. Para tanto, procuramos extrair de textos literários o máximo de interdisciplinaridade possível, mostrando assim – como exemplo – que é possível estudar história, geografia, sociologia e psicologia, através dos textos literários.
Palavras-chave: Estágio
Literatura
Interdisciplinaridade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6940
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agnaldo_jose_linhares.pdf11.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.