EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6933
Tipo: Artigo
Título: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO "PROJETO REFORÇO ESCOLAR'
Autor(es): LUIS, Adriana da Silva
Resumo: Como se tem observado, as escolas têm enfrentado problemas no que se refere à execução de atividades extraclasse ou tarefas por parte de alguns alunos de 5ª. a 7ª. séries. Sabe-se que uma das muitas dificuldades encontradas nessa fase do aprendizado centra-se nisto: a maior parte das atividades requer a habilidade de leitura e análise de diversos tipos de textos. Essa atividade pressupõe uma motivação para fazê-la, além, é claro, de desenvolvimento de estratégias diretamente acompanhadas pelo professor. No entanto o que se vê são alunos desmotivados e pouco preparados para desempenharem tais atividades. Nesta perspectiva, acredita-se que o “reforço” venha justamente representar este papel de resgatar a motivação do aluno, dando-lhe um atendimento mais individualizado, como também fornecendo-lhe outras estratégias por meio das quais possa desenvolver suas atividades de leitura, compreensão e outras afins, sem que lhe seja um trabalho penoso, enfadonho. Importa que o aluno veja em cada atividade uma forma de expressão da própria língua e, conseqüentemente, ele se considere como elemento fundamental nesse processo comunicativo. Para isso desenvolveu-se o “Projeto Reforço Escolar”, incluído como uma das atividades do Estágio Curricular Supervisionado. As aulas foram ministradas em sábados intercalados, com a duração de 2h/a, no período de 14/08 a 04/12/2004, aos alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries de uma escola da rede privada, foram realizadas as tarefas extra-classe não realizadas durante a semana. Foram trabalhadas atividades de leitura e interpretação de textos; essas atividades deveriam conter motivação, interpretação de texto, correção e avaliação. Acreditamos ter alcançado parcialmente nossos objetivos, pois o Projeto Reforço Escolar é na verdade, para os alunos um castigo, por não terem feito a tarefa durante a semana; desta forma eles já o interiorizam como punição. Porém, através de recursos áudio-visuais, dinâmicas, brincadeiras, entre outros utilizados, conseguimos atrair a atenção, motivar a participação oral e escrita dos alunos.
Palavras-chave: Projeto reforço escolar
Motivação
Ensino/aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6933
Data do documento: 19-Set-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriana_da_silva_luis.pdf11.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.