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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6933
Tipo: | Artigo |
Título: | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO "PROJETO REFORÇO ESCOLAR' |
Autor(es): | LUIS, Adriana da Silva |
Resumo: | Como se tem observado, as escolas têm enfrentado problemas no que se refere à execução de atividades extraclasse ou tarefas por parte de alguns alunos de 5ª. a 7ª. séries. Sabe-se que uma das muitas dificuldades encontradas nessa fase do aprendizado centra-se nisto: a maior parte das atividades requer a habilidade de leitura e análise de diversos tipos de textos. Essa atividade pressupõe uma motivação para fazê-la, além, é claro, de desenvolvimento de estratégias diretamente acompanhadas pelo professor. No entanto o que se vê são alunos desmotivados e pouco preparados para desempenharem tais atividades. Nesta perspectiva, acredita-se que o “reforço” venha justamente representar este papel de resgatar a motivação do aluno, dando-lhe um atendimento mais individualizado, como também fornecendo-lhe outras estratégias por meio das quais possa desenvolver suas atividades de leitura, compreensão e outras afins, sem que lhe seja um trabalho penoso, enfadonho. Importa que o aluno veja em cada atividade uma forma de expressão da própria língua e, conseqüentemente, ele se considere como elemento fundamental nesse processo comunicativo. Para isso desenvolveu-se o “Projeto Reforço Escolar”, incluído como uma das atividades do Estágio Curricular Supervisionado. As aulas foram ministradas em sábados intercalados, com a duração de 2h/a, no período de 14/08 a 04/12/2004, aos alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries de uma escola da rede privada, foram realizadas as tarefas extra-classe não realizadas durante a semana. Foram trabalhadas atividades de leitura e interpretação de textos; essas atividades deveriam conter motivação, interpretação de texto, correção e avaliação. Acreditamos ter alcançado parcialmente nossos objetivos, pois o Projeto Reforço Escolar é na verdade, para os alunos um castigo, por não terem feito a tarefa durante a semana; desta forma eles já o interiorizam como punição. Porém, através de recursos áudio-visuais, dinâmicas, brincadeiras, entre outros utilizados, conseguimos atrair a atenção, motivar a participação oral e escrita dos alunos. |
Palavras-chave: | Projeto reforço escolar Motivação Ensino/aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6933 |
Data do documento: | 19-Set-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
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