EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931
Tipo: Artigo
Título: CONSIDERAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERGIVIONADO
Autor(es): ALVES, Adriana
Resumo: O estágio é uma atividade curricular que vis proporcionar ao acadêmico a possibilidade de verificar e provar a realização das competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência, bem como promover a investigação e a reflexão sobre a atividade profissional e intervenção, se necessário, no contexto de sala de aula. Assim, o objetivo deste é apresentar o resultado de uma das etapas do estágio supervisionado do curso de Letras Português/Inglês do Centro Universitário de Maringá, realizado numa escola de rede pública na cidade de Maringá-Paraná. A etapa em questão refere-se à observação e regência do ensino médio e para sua realização, foram ministradas aulas teóricas abrangendo diversos aspectos do ensino de língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Contemporânea etc. Foram necessárias dez horas/aulas para observação, trinta e seis horas/aulas para o planejamento do conteúdo a ser ministrado e outras dez horas/aulas para conclusão da prática em sala de aula. Foram utilizados como embasamento teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, as obras de Luiz Carlos Traváglia (1996), Gramática e Intervenção, e de. Vitor Manuel de Aguiar e Silva (1994), entre outros. Como resultado, pode-se observar que o estágio proporcionou ao acadêmico a vivência real da futura profissão, a dinâmica própria do espaço escolar, a oportunidade de correlacionar teoria e prática, de estabelecer troca de experiências e contribuir para aquisição das competências, habilidades necessárias da profissão professor.
Palavras-chave: Estágio
Parâmetros curriculares nacion
Planejamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6931
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriana_alves2.pdf11.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.