EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6923
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DAS METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E SUA ABORDAGEM QUANTO AOS REQUISITOS NÃO-FUNCIONAIS DE SISTEMAS
Autor(es): BISSI, Wilson
SOUZA, Everton Luckesi de
PASCUTTI, Márcia Cristina Dadalto
Resumo: A Engenharia de Software é uma abordagem para o desenvolvimento padronizado de software de qualquer natureza. Ela define um conjunto de metodologias, técnicas e ferramentas que quando bem empregadas auxiliam efetivamente o processo de desenvolvimento de software. Uma das principais etapas de um processo de software é a especificação de requisitos e uma grande dificuldade dessa etapa é a obtenção dos requisitos não funcionais do sistema, que dizem respeito a desempenho, performance, usabilidade, manutenibilidade, portabilidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é o estudo das metodologias que abordam os requisitos não-funcionais do sistema e metodologias de desenvolvimento ágil, realizando análises e comparações entre elas, demonstrando suas principais características, com intuito de obter maior conhecimento nesta área, tornando-a mais difundida na comunidade e que futuramente sirva como base de apoio para outros artigos da área. Neste trabalho as metodologias de desenvolvimento de software adotadas para estudos foram a MERUSA (Metodologia de Especificação de Requisitos de Usabilidade e Segurança orientada para a Arquitetura do sistema), XP (Extreme Programming) e SCRUM, dentre elas as duas últimas são consideradas metodologia de desenvolvimento ágil. Os resultados obtidos são de grande valia, pois existe uma escassez de material relativo a essas metodologias e principalmente sobre a MERUSA, que trata de forma muito eficaz os requisitos nãofuncionais de sistema.
Palavras-chave: Engenharia de software
Metodologias de desenvolvimento de software
Requisitos não-funcionais;
Sistemas de informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6923
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wilson_bissi.pdf41.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.