EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6920
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SITE SOBRE AS AVES DE RAPINA BRASILEIRAS E MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO
Autor(es): SANTOS, Willian Menq dos
ROSADO, Fábio Rogério
Resumo: As aves de rapina brasileiras formadas pela ordem falconiformes (Águias, Gaviões e Falcões) e strigiformes (Corujas), se caracterizam pela sua adaptação a predação, possuindo bico curvo e afiado e garras afiadas e fortes. As espécies diurnas têm normalmente um sentido de visão bastante apurado, enquanto as noturnas possuem uma audição especializada na caça e um vôo silencioso devido às penas modificadas. De acordo com a “American Ornithologist's Union”, considerando as espécies migratórias e de ocorrências irregulares, o Brasil possui cerca de 70 Falconiformes e de 23 Strigiformes. O objetivo deste trabalho é construir um site com informações sobre todas as aves de rapina brasileiras, com informações sobre reprodução, nidificação, alimentação, distribuição, habitat, classificação taxonômica, fotos e ainda em alguns casos vocalizações, outro objetivo é apresentar as principais ameaças e medidas de preservação das aves de rapina que estão ameaçadas de extinção. Para o desenvolvimento do site foi utilizado o Servidor Blogger da “Google”, com a URL “www.avesrapinabrasil.blogspot.com”, utilizando fotos de diversos autores que foram avisados por e-mail da utilização de suas respectivas fotos assim como os autores das vocalizações. O site se apresenta em sete idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Árabe e Japonês) para facilitar acessos internacionais, possui também uma interface simples e bem fácil para navegar. Os dados foram coletados de diversos livros e sites, entre eles o Livro “Ornitologia Brasileira” de Helmut Sick, e o “Livro Vermelho da Fauna ameaçada do Estado do Paraná”, tendo como base a taxonomia e classificação utilizada pelo “American Ornithologist's Union”. Como resultado, o site foi constituído com todas as espécies de Falconiformes do território brasileiro e algumas das principais espécies de Strigiformes. Os primeiros resultados mostraram ainda um número considerável de acessos (chegando a mais de 12 mil, no dia 5 de agosto de 2007). As ameaças e medidas de conservação que foram apresentadas tinham como objetivo que a população em geral tenha um conhecimento melhor das espécies para melhor preservá-las, e que autoridades sejam estimuladas a tomar tais medidas.
Palavras-chave: Falconiformes do Brasil
Ornitologia
Website
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6920
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
willian_menq_dos_santos1.pdf124.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.