EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6918
Tipo: Artigo
Título: JÓ: ENTRE A TRADIÇÃO E A EXPERIÊNCIA – REFLEXÃO SOBRE A CRISE DO DISCURSO TEOLÓGICO NO PERÍODO PÓS-EXÍLICO
Autor(es): CAZAVECHIA, William Robson
Resumo: O período pós-exílico proporcionou crises para Israel que atingiram todos os âmbitos da vida desse povo. Sobretudo, e de especial importância para esta pesquisa, atingiu profundamente o discurso teológico. Toda uma tradição que se desenvolveu durante muito tempo se vê incapaz de responder aos novos problemas insurgentes dos acontecimentos que atingem Israel. A pesquisa consiste em demonstrar o conflito, a partir do livro de Jó, entre as afirmações da antiga tradição sapiencial a respeito de Deus e as afirmações que o poeta/autor de Jó faz por meio de seu personagem. O objetivo é descrever a crise do discurso teológico no pós-exílio a partir do livro de Jó – mais precisamente a partir da perícope 42,1-8 – um período que exige que as questões “quem é Deus (Iahweh)” e como esse Deus age em relação à injustiça sejam respondidas. Tanto a tradição como Jó, a partir de sua experiência, procuram respondê-la. Os resultados desses esforços serão diferenciados, uma vez que Jó nega a doutrina da retribuição e apresenta um discurso teológico baseado na concepção de um Deus que não preocupa-se em retribuir o homem em seus esforços, mas que o acompanha mesmo nos momentos mais difíceis e de sofrimento.
Palavras-chave: Pós-exílio
Doutrina da retribuição
Crise do discurso teológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6918
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
william_r_cazavechia2.pdf48.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.