EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6917
Tipo: Artigo
Título: A EXISTÊNCIA E O SENTIDO DA VIDA A PARTIR DE QOHÉLET OU ECLESIASTES
Autor(es): CAZAVECHIA, William Robson
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de elucidar o que seria, a partir do livro de Eclesiastes (heb. Qohélet), a existência e o sentido da vida. Mais especificamente uma reflexão a partir da perícope 4,1-3 do livro de Qohélet ou Eclesiastes. Para tanto, ela se estende também a crise que atingiu a sabedoria tradicional israelita no período pós-exílico. A abordagem restringiu-se especialmente sobre o livro bíblico de Qohélet, tido aqui como uma crítica aos dogmas tradicionais da sabedoria israelita. A partir do trabalho exegético pode-se evidenciar que a crença na retribuição temporal, é rechaçada pelo autor do livro mediante sua observação e experiência da realidade. O problema da pesquisa diz respeito justamente a como agora a realidade e a vida seriam explicadas uma vez que o exílio trouxe sérios problemas aos dogmas tradicionais e sobre Deus. A pesquisa foi desenvolvida a partir de consultas bibliográficas com o objetivo de oferecer o ambiente de crise em que Qohélet está inserido. A existência e o sentido da vida são, para o sábio, grandes mistérios que a sabedoria tradicional não pode determinar.
Palavras-chave: Pós-exílio
Sabedoria tradicional
Crise
Sabedoria crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6917
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
william_r_cazavechia1.pdf52.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.