EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6916
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES REALIZADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM AOS DIABÉTICOS TIPO I DO MUNICÍPIO DE FLORESTA – PR
Autor(es): CUSTÓDIO, Francielly Honda
PAES, Jaqueline Martins
DIAS, Kátia Candido
LOUÇÃO, Wanessa Rosalem
AGUIAR, Joana Ercilia
Resumo: O diabetes mellitus é uma síndrome da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer sua função. Pode ser classificado em vários tipos, dentre eles, o diabetes mellitus tipo I, que gera a deficiência absoluta da insulina. Sendo assim este trabalho visou verificar se as orientações realizadas pela equipe de enfermagem estão sendo desempenhadas pelos pacientes diabéticos tipo I do município de Floresta–PR.A pesquisa teve caráter quantitativo, com a utilização de questionários, aplicados aos 31 diabéticos. Após a análise dos dados, visualizamos que os diabéticos não conhecem sua doença, em conseqüência disso não realizam o auto-cuidado. A idade média das pessoas é de 61 anos, sendo 18 mulheres e 13 homens, com o tempo de diagnóstico variando de 2 a 35 anos, dentre esses 71% apresentam antecedentes familiares, e apenas 45% compareceram em palestras que falavam sobre a patologia. Com relação à realização da dieta para diabéticos 58% cumprem, 42% referem ter dificuldade para cumpri-la, 81% das pessoas realizam controle glicêmico periodicamente. Do grupo entrevistado 32% praticam exercícios físicos, um pouco mais da metade deles, 61% procuram a Unidade Básica de Saúde quando ocorre algum acidente ou complicação, os 39% restantes cuidam em sua própria casa. Avaliam seus pés diariamente 55% dos questionados, 71% dessa população faz o uso de calçados abertos, um ótimo dado é que 84% fazem a prática de rodízio de aplicação de insulina.
Palavras-chave: Auto-cuidado
Diabetes tipo I
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6916
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wanessa_rosalem_loucao.pdf43.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.