EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6915
Tipo: Artigo
Título: PRÁTICA COMPLEMENTAR NO CUIDADO DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA
Autor(es): SANTI, Daniela Bulcão
WATANABE, Márcia Mayumi
GIL, Silvia Grillo
SILVA, Vladimir Araujo da
AGUIAR, Joana Ercília
Resumo: O objetivo do estudo foi promover bem estar e interação social aos idosos moradores de Instituições de Longa permanência (ILP’s). A implementação das estratégias foi elaborada através da escolha de músicas que possivelmente fizeram parte da história de vida dos idosos envolvidos, resgatando lembranças de sua época dando-lhes a oportunidade de expressarem e compartilharem suas emoções e suas experiências. As atividades foram realizadas em três ILP’s da cidade de Maringá, das quais duas eram públicas e uma privada, constituindo uma amostra de cento e trinta e cinco idosos. Após introduzirmos a importância da música na saúde, os idosos puderam apreciar um repertório instrumental ao som de saxofone e de músicas sertanejas cantadas e acompanhadas por violão. Presenciamos momentos de intensa emoção e gratificação ao depararmos com o entusiasmo dos idosos ao cantar as músicas, tropeçando nas palavras que fugiam da mente; sorrisos; lágrimas; palmas; agitação ou qualquer expressão facial que pudesse demonstrar sua alegria e a gratidão por aquele momento; alguns até arriscaram dançar ao embalo de suas lembranças. A utilização da música em ambientes monótonos caracterizados pelas ILP’s, especialmente da maneira como foi empregada, como uma viagem musical através dos anos e da memória dos clientes, em meio a diferentes graus de dependência, limitação e carência afetiva, permite ao idoso reviver histórias de vida, de um passado, de uma época; assim como viabilizar na mentalidade dos acadêmicos a importância de práticas complementares que podem ser empregadas por uma equipe de enfermagem na prevenção e promoção de saúde
Palavras-chave: Enfermagem
Envelhecimento
Música
Instituições de longa permanência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6915
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vladimir_araujo_da_silva.pdf43.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.