EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6912
Tipo: Artigo
Título: DANOS, POSTURAS E ÍNDICE DE PARASITISMO DE Spodoptera frugiperda (J.E. SMITH) (LEP.: NOCTUIDAE), RELACIONADOS AOS ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DA CULTURA DO MILHO
Autor(es): STURZA, Vinícius Soares
CAMERA, Cátia
SAUSEN, Carla Daniele
DEQUEC, Sônia Thereza Bastos
Resumo: A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, é uma espécie polífaga de grande importância econômica, atacando várias culturas, sendo considerada a principal praga da cultura do milho. Na busca de métodos alternativos ao controle químico, geralmente utilizado, o uso de parasitóides do gênero Trichogramma vem sendo implementado em programas de controle biológico aplicado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a intensidade de dano e posturas de S. frugiperda, quanto ao número de ovos e o índice de parasitismo, além da localização das mesmas nas plantas de milho, relacionando estas características com os estádios fenológicos na cultura. Para tanto, foi realizado um ensaio em área 30x30m cultivada com milho, localizada em Arroio Grande, Santa Maria, RS, no período de 13 de janeiro a 13 de março de 2007. As avaliações realizadas foram: dano causado pelas lagartas as plantas, número e localização de posturas nas plantas e análise quantitativa dos parasitóides emergidos de posturas coletadas, periodicamente, durante todo ciclo da cultura. Verificou-se que as plantas de milho apresentaram maiores danos de S. frugiperda após o estádio V5, porém no estádio V3 cerca de 30% das plantas já apresentavam danos. A distribuição das posturas e o número de ovos nas plantas variaram com o desenvolvimento da cultura. Nos estádios V1 a V6 foi encontrado maior número de posturas, localizadas, preferencialmente, no extrato mediano, e para todos os estádios, na face abaxial das folhas. O índice de parasitismo natural, por microhymenópteros do gênero Trichogramma sp., foi muito baixo, atingindo o máximo no estádio V6.
Palavras-chave: Lagarta-do-cartucho
Parasitóide
Trichogramma sp
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6912
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vinicius_soares_sturza1.pdf58.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.