01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/691
Tipo: Artigo
Título: Biogás: um estudo de caso sobre o acompanhamento de sua implantação, retorno de investimento e ponto de eficiência para a produção
Autor(es): PRADO, Leonardo Defendi
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Claudio de Souza
Abstract: Contemporaneamente, o aumento de discussões acerca da sustentabilidade permite a busca por novas fontes de energia, as quais emergem cada vez mais. Neste contexto, a utilização do biogás gerado a partir do processamento da mandioca produz uma água denominada de manipueira, sendo esta depositada em lagoas de estabilização e geram grandes quantidades de gás metano (CH4), o que produz uma pressão na caldeira e até mesmo a energia elétrica. Sabe-se que a utilização do biogás como combustível reduz a emissão de CH4 para a atmosfera, reduzindo, assim, o dano causado na atmosfera. O trabalho buscou o acompanhamento da execução deste biodigestor em uma lagoa de estabilização localizada em uma fecularia na cidade de Deodápolis no estado do Mato Grosso do Sul, bem como a sua verificação de retorno de investimento e da eficiência de produção deste biodigestor, conforme os parâmetros citados pela bibliografia. Assim, foi possível analisar se o mesmo apresenta as condições ideais para a produção de biogás. A partir disso, pode-se afirmar se o biodigestor é viável ou não.
Palavras-chave: Bidigestor
Lagoas de Estabilização
Manipueira
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/691
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - TCC. Arquivo completo do artigo em PDF.pdfPDF1.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.