EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6906
Tipo: Artigo
Título: PADRONIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE AMPLIFICAÇÃO DA TÉCNICA ISSR, PARA OBTENÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES ESPÉCIE-ESPECÍFICOS EM POPULAÇÕES DE HYPOSTOMUS DAS BACIAS DO RIO PIRAPÓ E IVAÍ
Autor(es): MORENO, Vanessa General
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Resumo: Atualmente diversas técnicas de biologia molecular têm sido utilizadas na análise genética de populações, bem como na identificação e caracterização molecular de indivíduos. A ISSR ou SPAR (Single Primers Amplifications Reactions) causaram verdadeiro impacto na área biológica, tornando-se poderosos para estudos moleculares onde haja grande número de indivíduos. É executada em uma PCR típica, podendo avaliar diversas regiões do genoma com pouco gasto e trabalho, requerendo pequenas quantidades de DNA. Entre as vantagens da técnica poderá se obter um número muito elevado de marcadores, a técnica não apresenta efeito ambiental e qualquer tecido ou estágio de desenvolvimento pode ser analisado, portanto tem se mostrado eficiente na produção de padrões polimórficos informativos intraespecíficos e interespecíficos, sendo útil na discriminação de indivíduos. O gênero Hypostomus apresenta alta variabilidade interespecífica na morfologia e no padrão de cores, o que causa problemas de identificação taxonômica no grupo, como ocorre na bacia do rio Paraná. A correta identificação dessas espécies é pré-requisito para elaboração de estratégias de manejo e estudos de autoecologia das populações. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a padronização das condições de amplificação da técnica ISSR, utilizando DNA de espécimes de Hypostomus, para isto serão coletados bimestralmente exemplares de espécies do gênero Hypostomus em diversos tributários da bacia do rio Pirapó e do rio Ivaí, no período de agosto de 2007 a março de 2008. Estas espécies terão seu DNA extraído, por meio de técnicas baseados em fenol/clorofórmio e cada um destes indivíduos terão seu DNA submetido à amplificação em um termociclador, que será realizada via ISSR, com uso de um único primer com seqüências de microssatélites. Espera-se com este trabalho padronizar as condições ideais de amplificação da técnica ISSR, utilizando DNA de espécimes de Hypostomus, e dessa forma obter marcadores moleculares que possam ser utilizados para a identificação de espécimes deste gênero.
Palavras-chave: Hypostomus
ISSR
Marcadores moleculares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6906
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessa_generale_moreno.pdf228.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.