EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6902
Tipo: Artigo
Título: ALIMENTAÇÃO: FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER – UMA REVISÃO DA LITERATURA
Autor(es): ALVES, Vander Silva
OLIVEIRA, Michael de
BAPTISTA, Francielle
Resumo: O câncer é uma das principais causas de mortalidade no Brasil, podendo ser promovido por fatores endógenos e exógenos. Os fatores exógenos estão relacionados com hábitos de risco, tais como má alimentação, uso de tabaco e exposição inadequada ao sol. Visando compreender a relação entre a alimentação e o câncer, neste estudo pesquisas na literatura científica foram realizadas. Inúmeros carcinógenos têm sido identificados em alimentos e em seus derivados. Estudos demonstram que a ingestão excessiva de lipídios está associada à indução de neoplasias de cólon e reto, por estimular a produção de ácidos biliares, os quais apresentam potencial mutagênico. Alimentos em conservas e defumados, estão relacionados a cânceres de estômago e esôfago, freqüentes em países orientais. Evidências indicam que níveis expressivos de nitritos e nitratos utilizados como conservantes em embutidos e em alguns enlatados, transformam-se em nitrosaminas no estômago, as quais têm ação carcinogênica potente. O alcatrão oriundo da fumaça do carvão, o mesmo presente na fumaça do cigarro, impregna-se nos defumados e churrascos, e atua de forma decisiva na indução da carcinogênese. Outro carcinógeno encontrado em alimentos é a Aflatoxina, produzida pelo fungo Aspergillus flavus, que se desenvolve em grãos e cereais armazenados inadequadamente. Conclui-se que adequações nos hábitos alimentares podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer, retirando-o do grupo das doenças responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade no país. Torna-se imprescindível a disseminação de informações sobre hábitos alimentares saudáveis, visando à promoção da saúde e da qualidade de vida da população.
Palavras-chave: Alimentação
Carcinogênege
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6902
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vander_silva_alves.pdf244.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.