EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6899
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES E SUA RELAÇÃO COM A OBESIDADE INFANTIL DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE,QUE FREQUENTAM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, NA CIDADE DE MARINGÁ
Autor(es): REGINA, Valéria Brumato
SILVA, Raquel Vaz
Resumo: Devido ao constante crescimento do número de acometidos por doenças crônicas não transmissíveis e das relações entre essas patologias com acontecimento e ações desencadeadas no passado que causam a predisposição destes indivíduos a estas doenças, tornou-se interessante a pesquisa do consumo alimentar infantil, principalmente nas idades mais precoces (pré-escolares), através de um questionário de freqüência alimentar – método dominante nos estudos epidemiológicos para avaliação de consumo dietético. A investigação será feita utilizando-se como instrumentos o QFA (questionário de freqüência alimentar) para crianças de 2 a 5 anos de idade, de acordo com COLUCCI (2004), modificado para atender as necessidades de crianças de 4 a 6 anos e um registro fotográfico ( NEPA/UNICAMP) para facilitar a identificação das porções consumidas pelos infantes. Acontecerá, também, a medição de dados antropométricos, representados pela altura e peso, que serão mensurados e anotados. Estes servirão para o calculo do IMC dos pré-escolares, que se dará através da utilização da formula de Quetelet seguindo-se pela classificação,baseada no NCHS. A coleta de informações será realizada com crianças de 4 a 6 anos de idade, de ambos os sexos, que freqüentam instituições de ensino, na cidade de Maringá. Após a obtenção dos questionários de freqüência alimentar será feito uma analise onde os nutrientes serão segregados e sua prevalência entre os infantes pesquisados será calculada. Em seguida os dados do IMC e do QFA serão comparados a fim de estabelecer a relação que existe entre eles visando entender como a alimentação das crianças da atualidade esta influenciando no seu desenvolvimento físico e na predisposição ao aparecimento futuro de doenças crônicas não transmissíveis, com ênfase a obesidade. Os resultados esperados pelos pesquisadores são os já registrados por outras pesquisas no campo na nutrição infantil cujo numero de crianças desnutridas está diminuindo enquanto que o número de infantes obesos está aumenta. Isso mostra uma transição nutricional, pois, o Brasil, por ser um país emergente, tenderia a registrar um maior número de crianças classificadas como baixo peso, quadro este que se encontra em mudança. Espera-se identificar os hábitos alimentares que possam interferir na evolução do estado nutricional destes pré-escolares. Isso permite a elaboração de estratégias de intervenções futuras para prevenir a ocorrência de patologias ligadas a distúrbios alimentares, na vida adulta.
Palavras-chave: Crianças
QFA
Hábitos alimentares
Transtornos nutricionais da infância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6899
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valeria_brumato_regina.pdf30.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.