EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6897
Tipo: Artigo
Título: SINTOMAS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METILFENIDATO NA REDE DE ENSINO DE MARINGÁ E SARANDI – PR
Autor(es): VIEIRA, Lenamar Fiorese
LIMA, Gisele Pancote de
JUSTO, Umbelina Vieira
MARIM, Celina Marta
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Resumo: Este estudo descritivo objetivou investigar os sintomas do TDAH e a utilização de metilfenidato no tratamento de escolares de 06 a 14 anos da rede pública de ensino. Foram sujeitos 27 crianças de ambos os sexos. Como instrumento utilizou-se: Ficha de Anamnese Psicopedagógica da clínica e Descrição da Rotina da criança. Para análise dos resultados, utilizou-se a estatística descritiva. Os resultados demonstraram: 48% dos escolares apresentaram sintomas combinados de déficit de atenção e hiperatividade, 28% apresentaram sintomas de déficit de atenção, 8% sintomas de hiperatividade, 8% dificuldades de aprendizagem e 8% não possuíam diagnóstico. O gênero masculino apresentou maior prevalência nos subtipos hiperatividade/ impulsividade, déficit de atenção e TDAH combinado (80%). As meninas apresentaram maior incidência nos subtipos TDAH combinado (20%), não apresentando sintomas no subtipo hiperativo/impulsivo. As características dos sintomas mais evidenciadas pelos pais foram: Excessiva inquietude motora, incomodar freqüentemente outras crianças, mexer-se constantemente, ter dificuldade de aprendizagem e distrair-se facilmente. Quanto ao uso de metilfenidato se evidenciou em 76% dos casos, sendo que a dose variou de 20mg até 60mg dia, dependendo de cada caso, outros 24% afirmaram não utilizar medicamentos por opção (12%) ou devido às crianças possuírem dificuldades de aprendizagem associadas a problemas emocionais (12%). Como conclusão, este estudo destaca a necessidade de um estudo aprofundado na área, devido às crianças que apresentaram sintomas do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, utilizarem medicamentos com doses variadas e outros não utilizam o medicamento apesar da recomendação médica, enquanto outros utilizam sem diagnóstico preciso.
Palavras-chave: Hiperatividade
Metilfenidato
Transtorno de déficit de atenção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6897
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
umbelina_vieira_justo.pdf272.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.