EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6895
Tipo: Artigo
Título: MITOS SOBRE O USO DO METILFENIDATO
Autor(es): ALVES, Tiago Henrique Dolphin
CIARALLO, Altai
COSTA, Danielle Issa Ribeiro da
LARA, Eliette Alves da Silva
MAINARDES, Sandra Cristina Catela
Resumo: A pesquisa objetivou o levantamento, organização e apresentação de dados que corroborem ou derrubem mitos relacionados ao uso do metilfenidato no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), devido à grande banalização e falta de informação referente ao assunto. Segundo o DSM – IV (1994), tal transtorno caracteriza-se por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade. O metilfenidato, que é vendido, no Brasil sob a especialidade farmacêutica Ritalina®, pertence à classe dos estimulantes e é a primeira escolha no tratamento medicamentoso para o TDAH, uma vez que se mostra eficiente no controle do transtorno em até 80% dos casos. Dentre diversas afirmações sobre o uso do metilfenidato, quatro foram escolhidas, devido a sua relevância para serem, segundo dados obtidos através de revisão bibliográfica, discutidas quanto a sua veracidade ou não. Por fim, concluiu-se que todas as afirmações se mostraram falsas e infundadas e, acredita-se que elas têm sua origem no preconceito e falta de informação por parte dos indivíduos que necessitam fazer uso de tal substância ou daqueles que estão próximos a estes.
Palavras-chave: Desatenção
Hiperatividade
Ritalina®
Tratamento farmacológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6895
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tiago_henrique_dolphine_alves.pdf231.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.