EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6887
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA DE ATLETAS DE AMBOS OS SEXOS, DE 16 A 18 ANOS, PARTICIPANTES DE ESPORTES COMPETITIVOS
Autor(es): FARIA, Terezinha Gomes
COELHO, Ricardo Weigert
Resumo: Somos todos cercados por uma constelação de valores que pode, a um dado momento levar-nos à ação ou reduzir-nos à imobilidade (CRATTY, 1984). Pesquisar motivação, no contexto esportivo, tem sido foco de interesse de muitos pesquisadores. Para Murray (1983 ), um motivo é um fator interno que dá início, dirige e integra o comportamento de uma pessoa. No contexto esportivo, que é objeto desta investigação, Roberts e Treasure (1995) salientam que a motivação refere-se aos fatores da personalidade, variáveis sociais, e/ou cognições que entram em jogo quando uma pessoa realiza uma tarefa para a qual é avaliada, entra em competição com outros, ou tenta mostrar certo nível de domínio. O objetivo do presente estudo foi verificar o nível de motivação intrínseca de atletas de 16 a 18 anos, de ambos os sexos, participantes de diferentes esportes competitivos. A amostragem deste estudo foi constituída por 448 atletas, nas modalidades de futsal (n=92), handebol (n=66), voleibol (n=148), karatê (n=24), judô (n=28), atletismo (n=53) e natação (n=37). Para a coleta de dados foi empregado o “Inventário de Motivação Intrínseca para Esportes Competitivos”, de Mcauley, Duncan e Tammen (1989). Os dados foram coletados de uma amostragem empregando-se o sistema aleatório estratificado observando-se a proporcionalidade de 10% da população. Os dados foram analisados empregando-se uma análise de variância multifatorial com nível preditivo de p<0,05. Os resultados demonstraram diferenças significativas nos níveis de motivação intrínseca Concluiu-se, neste estudo, que os atletas do sexo masculino apresentaram-se mais intrinsecamente motivados que os do sexo feminino.
Palavras-chave: Motivação intrínseca
Gênero
Esportes competitivos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6887
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
terezinha_gomes_faria.pdf259.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.