EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6885
Tipo: Artigo
Título: EVOLUÇÃO PONDERAL DE CRIANÇAS NASCIDAS COM PESO INSUFICIENTE
Autor(es): GARBUGIO, Tatiane Loidi de Santana
GOMES, Cristiane Facci
Resumo: A Organização Mundial de Saúde estabelece o peso ao nascer como o melhor indicador nutricional nos primeiros anos de vida. Muitos bebês, com baixo peso, são acompanhados neste período para que não sofram déficit de crescimento. Mas, e as crianças que nascem com peso insuficiente? A OMS não assegura o risco nutricional destas crianças, embora alguns estudos tenham demonstrado que o peso insuficiente aumenta em torno de sete vezes o risco nutricional de crianças nascidas com peso insuficiente. Este estudo tem como objetivo analisar se as crianças que nascem com peso insuficiente alcançam o peso de crianças que nascem com o peso adequado no primeiro ano de vida. Para isto, realizou-se estudo retrospectivo na cidade de Maringá, Paraná, em um Posto de Saúde da Secretaria de Saúde. Foram incluídos os prontuários de crianças até quatro anos completos, não gemelares e sem anomalias congênitas. A amostra consistiu em 89 fichas de crianças, independente de seu peso. Pelas fichas, foi anotado o peso ao nascer, o peso aos doze meses de vida e se houve aleitamento materno exclusivo, misto ou aleitamento artificial. Estatisticamente, não houve diferença entre os tipos de aleitamento no peso das crianças. Em relação ao peso ao nascer, o resultado foi que, destas crianças, 4,54% nasceram com baixo peso; 36,36% nasceram com peso insuficiente; 31,81% nasceram com peso adequado; e 27,27% nasceram com sobrepeso. Das crianças que nasceram com peso insuficiente, 6,25% atingiram o nível de sobrepeso com um ano de vida e 56,25%, conseguiram atingir o peso adequado. No entanto, 31,25% continuaram com peso insuficiente no primeiro ano de vida e 6,25% se tornaram crianças baixo peso.
Palavras-chave: Estado nutricional
Peso ao nascer
Recém-nascidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6885
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tatiane_loide_de_santana_garbugio1.pdf236 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.