EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6883
Tipo: Artigo
Título: DOENÇA DE MEMBRANA HIALINA: O USO DO SURFACTANTE NESTA PATOLOGIA
Autor(es): RODRIGUES, Tânia Mara Gameiro
BELLATO, Marcos Roberto
CRIVELARO, Michele Cristina
Resumo: Recém–nascidos Pré–termos representam a principal população atendida nas unidades neonatais de acordo com GOULART, 2004. A classificação da Organização Mundial de Saúde considera Recém – nascidos (RN) Pré – termo (PT) aqueles com idade gestacional inferior a 37 semanas. Esse grupo e bastante amplo e heterogêneo, pois inclui crianças desde o limite de viabilidade até próxima do termo, apresentando características fisiológicas e patológicas muito variáveis. A doença de membrana hialina acomete os recém – nascidos principalmente os abaixo de 37 semanas e com peso inferior a 1500 gramas, pois os mesmos têm uma deficiência na produção de surfactante endógeno. Então a fim de diminuir os índices de morbi – mortalidade neonatal, conta – se com a administração de surfactantes naturais e sintéticos. O objetivo deste trabalho é a identificação dos recém – nascidos prematuros acometidos pela doença de membrana hialina que fizeram uso de surfactante, para uma melhor elaboração dos planos de cuidados e assistência prestada. O método utilizado para a realização deste projeto será a identificação dos recém nascidos prematuros internados na UTI Neonatal de um hospital de atendimento terciário, de um município de médio porte, localizado na região Noroeste do Paraná, no período de março a agosto de 2007, que fizeram uso de surfactante. Espera – se com este projeto a melhora na qualidade da assistência prestada durante o procedimento de administração do surfactante.
Palavras-chave: Membrana halina
Prematuridade
Surfactante
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6883
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tania_mara_gameiro_rodrigues.pdf272.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.