EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6874
Tipo: Artigo
Título: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE ALEITAMENTO MATERNO EM PRESÍDIO FEMININO: ENFOQUE FONOAUDIOLÓGICO
Autor(es): OLIVEIRA, Suelen Augusto Silvério de
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: Muitos são os benefícios do aleitamento materno, com destaque para os aspectos nutricionais, imunológicos, sócio-econômicos, psicológicos e fonoaudiológicos. No que se refere à Fonoaudiologia, todo trabalho muscular que o lactente realiza durante a ordenha da mama atua como fator de prevenção de diversas alterações relativas ao crescimento das estruturas e ao desenvolvimento das funções do aparelho estomatognático. Além disso, o aleitamento materno previne alterações auditivas e de linguagem. Devido à fundamental importância do aleitamento materno para a saúde geral e fonoaudiológica da criança, optou-se por realizar uma pesquisa científica descritiva para caracterizar os conhecimentos prévios de mulheres encarceradas sobre os benefícios e o manejo da amamentação. A partir do que foi descrito, esta pesquisa propõe conhecer a realidade e o acesso a informações de saúde de mulheres encarceradas, especialmente no que se refere à prática do aleitamento materno e suas vantagens para a saúde geral e fonoaudiológica, para a execução de atividades voltadas à promoção da saúde fonoaudiológica. O objetivo do presente estudo é caracterizar o conhecimento de mulheres encarceradas sobre aleitamento materno a fim de obter subsídios para a elaboração de um programa de educação em saúde fonoaudiológica. Serão pesquisadas 30 mulheres presidiárias, independentemente da faixa etária, sendo que a amostra final será obtida a partir do consentimento dessas mulheres. Os dados serão coletados em um Distrito Policial do Estado, localizado no município da região norte o Paraná. Para a coleta de dados serão elaborados e utilizados dois protocolos, sendo o primeiro de identificação, para caracterizar os sujeitos da pesquisa quanto à idade, escolaridade, profissão, motivo da prisão, tempo de pena a ser cumprida, uso de métodos anticoncepcionais, número de filhos, experiência prévia e duração do aleitamento materno, vícios e contato familiar e o segundo, um Roteiro de Entrevista, para o levantamento dos conhecimentos prévios das mulheres com relação à teoria e prática do aleitamento materno, possíveis relações com aspectos fonoaudiológicos, dúvidas e sugestões de temas a serem abordados na atividade educativa, que será desenvolvida na segunda etapa do trabalho. As mulheres que concordarem em participar deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e serão submetidas a entrevista estruturada, sendo que a mesma será gravada para posteriormente ser transcrita e analisada. Espera-se que os resultados revelem que os conhecimentos sobre aleitamento sejam basicamente do senso-comum, com a presença de alguns mitos. Dessa forma, o projeto pretende informar as detentas sobre a importância do aleitamento materno e os benefícios para a saúde geral e fonoaudiológica de seus filhos, e, por meio de atividade educativa, contribuir para a prática e conhecimento do aleitamento materno, sua importância e seus direitos ao acesso a saúde.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Fonoaudiologia
Presídios femininos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6874
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
suelen_augusto_silverio_de_oliveira2.pdf215.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.