EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870
Tipo: Artigo
Título: MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS: UM RECURSO A SER EXPLORADO
Autor(es): SALING, Simoni Cristina
RAUBER, Izamara Maria Fachim
ZIEMNICZAK, Kaline
BAUMGATNER, Lucas
AZEVEDO, Simone Garcia de
RIBEIRO, Lucinéia Chasko
Resumo: Conhecer e entender o funcionamento e a morfologia do corpo humano não deve ser prioridade apenas de profissionais das áreas da saúde, afinal estudar anatomia é nos descobrirmos como ser vivo. A preparação anatômica com finalidade cientifica voltou a se intensificar nos últimos séculos sendo que as peças anatômicas se tornaram muito úteis para complementação da aula teórica. Devido à falta de peças anatômicas sentimos a necessidade de conhecer as técnicas de preparação desses materiais, para o desenvolvimento de modelos alternativos que possam ser empregados nas aulas práticas. Neste contexto foram desenvolvidos seis modelos didáticos com objetivo de ampliar o acervo do laboratório de Anatomia para proporcionar aos estudantes uma melhor visualização e entendimento das estruturas anatômicas. Os modelos didáticos foram produzidos através da técnica de osteotécnica sendo aplicada em um mamífero (morcego) e um anfíbio (sapo), da angiotécnica para repleção dos vasos e estruturas tubulares do pulmão e coração de suínos e, a preparação de articulações da pelve e ombro, com modelagem com massa de “biscuit” colorido. A utilização destes recursos didáticos foi avaliada como facilitador da aprendizagem, mostrando-se eficaz, no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Anatomia
Ensino-aprendizagem
Modelos didáticos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6870
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
simoni_cristina_saling.pdf176.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.