EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6869
Tipo: Artigo
Título: CONSTRUINDO UM MODELO MATEMÁTICO PARA PREVISÃO DO CONSUMO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Autor(es): WERNER, Simone Silmara
PAPANI, Fabiana Magda Garcia
CIANI, Andréia Büttner
Resumo: Embora a problemática da água seja amplamente divulgada, poucas atitudes foram tomadas pela população que ainda não sofre com tal problema, evidenciando a falta de conscientização. Neste trabalho objetivou-se realizar um estudo simples de modelagem, englobando o crescimento populacional e também o consumo de água no município de Cascavel, município da região oeste do Paraná. O modelo de crescimento populacional baseou-se no Modelo Malthusiano, por sua simplicidade e por adequar-se as condições em que tal município se encontra; para a criação do modelo do consumo de água no município, tendo como variável independente o número de habitantes, utilizou-se Regressão Linear, admitindo assim que os hábitos de consumo não de alterem de maneira significativa. Os dados foram obtidos junto ao site da prefeitura do município e a Companhia de Saneamento do Paraná. Com os modelos encontrados, pôde-se prever o volume de água necessária para abastecer a população Cascavelense daqui alguns anos, que no ano de 2030 será de aproximadamente 17.048.035m3 /ano. Os modelos propostos podem ser utilizados para outras comunidades, desde que as devidas modificações sejam feitas.
Palavras-chave: Consumo de água
Crescimento populacional
Modelagem matemática
Modelo matemático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6869
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
simone_silmara_werner.pdf245.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.