EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6867
Tipo: Artigo
Título: A LINGUAGEM NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL EM THE SACRIFICIAL EGG, DE CHINUA ACHEBE (1962)
Autor(es): PARADISO, Silvio Ruiz
BARZOTTO, Leoné Astride
Resumo: Este trabalho é um recorte do trabalho intitulado “A presença pós-colonial em narrativas curtas: percorrendo diálogos culturais”. Neste trabalho fomentamos uma análise a partir de um estudo que abarca os pressupostos teóricos sobre pós-colonialismo e estudos culturais, como: multiculturalismo, resistência, hibridismo, ou seja, teorias que envolvem as culturas do “terceiro mundo” e, respectivamente seus estudiosos como Ashcroft, Griffiths, Tiffin, Bhabha, Mattelart e Neveu. A análise se debruçou sobre o conto em Língua Inglesa “The Sacrificial Egg,” (1962) de Chinua Achebe. Autor de origem nigeriana que é reconhecida por suas narrativas nacionalistas e de resistência. O enfoque de nossa leitura deu-se no discurso lingüístico ora ab-rogativo , quando o autor se distancia do inglês padrão, inserindo na narrativa vocábulos próprios da língua Ibo, criando uma lacuna metonímica. Ora um texto apropriativo, quando se utiliza da língua inglesa do colonizador para subvertê-lo. Para que a pesquisa pudesse ter cumprido sua proposta, os métodos de procedimento foram históricos e comparativos, enquanto o caráter foi descritivo/analítico, pois, dessa forma, os fatos puderam ter sido identificados, descritos, classificados, interpretados e, principalmente, analisados pelo pesquisador sem a interferência e manipulação do mesmo. Houve a descrição das teorias propostas juntamente com a narrativa em questão.
Palavras-chave: Linguagem
Literatura inglesa
Pós-colonialismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6867
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silvio_ruiz_paradiso2.pdf275.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.