EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6866
Tipo: Artigo de Evento
Título: GÊNERO, RELIGIOSIDADE E TRANSCULTURAÇÃO EM “OUR LADY OF THE MASSACRE”, DE ÂNGELA CARTER
Autor(es): PARADISO, Silvio Ruiz
BARZOTTO, Leoné Astride
Resumo: Esta pesquisa realizar-se-á, primeiramente, a partir de um estudo sobre os pressupostos teóricos que envolvem os Estudos Culturais na modernidade e na pós-modernidade, como: pós-colonialismo, identidade do sujeito, hibridação, diáspora, multiculturalismo, objetificação, subjetificação e transculturalismo. Tais teorias revelam a construção cultural e ideológica do assim chamado “terceiro mundo” também como alguns dos seus mais notórios pesquisadores, como: Ashcroft, Griffith, Tiffins, Bhabha, Spivak, Mignolo, Said, Hall, Mattelart e Neveu, entre muitos outros. Este estudo acadêmicocientífico sustentar-se-á pela análise do conto escrito em língua inglesa Our Lady Of The Massacre (1979), de Ângela Carter, cuja narrativa traz à tona, exatamente, a situação contemporânea do indivíduo póscolonial. Para que a pesquisa alcance sua proposta usar-se-á procedimentos de caráter histórico e comparativo, acompanhados de estratégias descritivas e analíticas. Dessa forma, os fatos podem ser identificados, descritos, classificados, interpretados e, principalmente, analisados pelo pesquisador sem a interferência e manipulação do mesmo. Haverá, também, a descrição das teorias propostas acompanhadas da narrativa selecionada. Enfocar-se-á a análise do conto através dos estudos pós-coloniais marcados por encontros culturais e suas ambivalências. Enfatizaremos a análise referente a gênero e religiosidade. Diante deste panorama, os diálogos culturais subversivos e libertadores que ocorrem são investigados, permitindo evidenciar a importância das literaturas produzidas nesses espaços, a tentativa de resgate de suas tradições culturais e, ao mesmo tempo, a manutenção de sua dignidade enquanto sujeito produtor de cultura.
Palavras-chave: Religiosidade
Gênero
Pós-colonialismo
Literatura inglesa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6866
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silvio_ruiz_paradiso1.pdf218.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.