EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6865
Tipo: Artigo
Título: A IDENTIDADE HUMANA E AS ORGANIZAÇÕES: EXPLORANDO A DUPLA EMPREGABILIDADE
Autor(es): CASTRO, Silvio César de
PASCUCCI, Lucilaine Maria
Resumo: Motivados por situação econômica ou pela esperança de garantir melhores condições futuras, muitas pessoas tem se dividido em duas ou mais jornadas de trabalho. Considerando-se que diferentes ambientes tem suas particularidades, pressões, equipes diferenciadas e públicos específicos, a consideração da influência desta condição na formação da identidade dos trabalhadores apresenta uma nova dimensão de análise. Este trabalho considerou quatro diferentes níveis de estudo da identidade – o social, o pessoal, o organizacional e no trabalho – para verificar os fatores influenciadores na construção da identidade do indivíduo, assim como verificar os fatores determinantes que fazem com que o indivíduo se identifique mais com um emprego do que com outro. Para tanto, foi considerada a situação de oito profissionais da área da saúde com dupla jornada de trabalho. A partir das entrevistas realizadas, evidenciou-se que o aspecto social, na construção da identidade do indivíduo mostrou-se relacionado, principalmente, com a atividade com a qual o entrevistado tem maior afinidade. O trabalho com os quais os indivíduos mais se identificaram são aqueles que resultam em maior prazer, mesmo que seja o trabalho de menor remuneração. Também neste ínterim, o contato com membros da organização e a interação com grupos, mostrou-se fator de importância.
Palavras-chave: Grupo de trabalho
Identidade organizacional
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6865
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silvio_cesar_de_castro.pdf239.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.